PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA "PANTANAL" - resumo da semana de 12 a 17 de setembro de 2022
Filó (Dira Paes) fica inconformada quando Juma (Alanis Guillen) resolve dar à luz auxiliada pelo Velho do Rio (Osmar Prado). Zuleica (Aline Borges) cogita retornar a São Paulo ao lado dos filhos. Jove (Jesuíta Barbosa) relata que José Lucas (Irandhir Santos) ensinou o prefeito e vereadores o que é política e José Leôncio (Marcos Palmeira) se espanta.
Tenório (Murilo Benício) sugere levantar a bandeira branca deixando a família sem entender nada. Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto) fazem de tudo para que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) aceite fazer negócios com Tenório. Tenório dá indicações para Solano (Rafa Sieg) matar de uma só vez José Leôncio, Tadeu (José Loreto), José Lucas e Jove.
Renato (Gabriel Santana) recebe aulas de Solano de como usar uma arma. Irma (Camila Morgado) intui que alguém vai morrer. Juma diz a Zefa (Paula Barbosa) que o melhor é ela falar com Tadeu. Zefa resolve retornar para a propriedade de Tenório.
Tadeu rejeita ouvir a mãe e não se desculpa com Zefa. Renato mostra interesse em ter algo mais com Zefa. A Jove, José Leôncio conta que está passando a não levar mais na brincadeira o que José Lucas diz. Renato faz e tudo para assediar Zefa.
A Maria Bruaca, Alcides (Juliano Cazarré) conta que Tenório que passá-la para trás. Filó fica com sentimento de culpa pelo que falou a Zefa. Tenório concorda em pagar o que Zefa quer desde que ela lhe garanta que Maria Bruaca e Alcides dormem juntos. José Leôncio recebe a visita do fazendeiro vilão.
Tenório diz a José Leôncio e Mariana (Selma Egrei) para eles fazerem Maria Bruaca abrir mão da fazenda em relação à divisão dos bens. Muda "envenena" Alcides contra Tenório. A Mariana, Juma diz não ter ido com a cara de Solano.
O Velho do Rio é enfático com Juma: ela tem que estar na tapera quando for parir. Renato assedia Zefa e ela tem uma reação. Em seguida, fica apavorada ao ouvir conversa de Renato e Solano. José Leôncio conta que Maria Bruaca está divorciada, mas que não quis sua parte na fazenda.
Maria Bruaca conta a Alcides que eles irão para o Sarandi recomeçar a vida e diz para o peão deixar de lado o plano de se vingar de Tenório. Renato faz perguntas ao pai a respeito da herança da mãe.
Muda reprova ao descobrir que Maria Bruaca herdou as terras que foram de sua família. Renato planeja matar Tadeu. Todos ficam aflitos diante de um cansaço de José Leôncio. Zefa retorna para as terras de José Leôncio.
Guta revela ao pai e a Zuleica que Zefa deixou a fazendo por conta do assédio de Renato. Zefa conta a José Leôncio que Solano é um assassino e que lhe jurou de morte. Muda faz de tudo para Tibério (Guito) defender José Leôncio.
Irma sente que duas pessoas vão morrer. Renato leva bronca do pai. A José Leôncio, Maria Bruaca assente que Tenório seria capaz de ordenar sua morte.
Filó diz para José Leôncio ficar em casa. Juma fala para Jove, Tadeu e José Lucas matarem Tenório. Alcides faz ameaças a Solano, ao mesmo tempo em que Zaquieu (Silvero Pereira) vasculha o quarto do assassino atrás de uma arma.
Renato tem a atenção chamada pela mãe por assediar Zefa. Solano é feito de refém por Alcides e encaminhado até as terras de José Leôncio. Ele põe Zefa para fora de sua casa depois que Renato acaba com a moral da jovem.
Ari (Claudio Galvan) assegura ao patrão que a ficha de Solano na polícia é limpa. Aos filhos, José Leôncio conta que Tenório merece pedido de desculpas.
A Solano, José Leôncio pede perdão. Alcides segue sem confiar em Solano e Tenório. Filó faz de tudo para José Leôncio não demitir Zefa. Marcelo (Lucas Leto) garante ter visto arma nos aposentos de Solano. Tadeu fica ao lado de Zefa.
Solano aconselha Tenório o demitir em outra parte do plano e assim executar o que grileiro ordenou. José Leôncio afirma que irá deserdar Tadeu caso ele e Zefa deixem a fazenda. Em tom de confissão, o Velho do Rio conta a Juma que José Leôncio não é pai biológico de Tadeu.
José Leôncio descobre a demissão de Solano por Tenório através de Guta e Marcelo.