Juma (Alanis Guillen) vai chorar a morte da mãe, Maria (Juliana Paes), pela segunda vez na novela "Pantanal". Incorporada em uma onça, Maria morre ao ser baleada por Renato (Gabriel Santana), filho de Tenório (Murilo Benício), em cenas que vão ao ar na semana que vem, causando desespero também no Velho do Rio (Osmar Prado).
Juma estará ao lado de Jove quando Maria for baleada e irá sentir que a mãe teve sua segunda morte, na novela das nove, que chega ao fim com uma morte surpreendente e quatro casamentos. "A mãe num tá mais aqui... Matâro ela, Juventino... Tirâro, ôtra veiz, a vida de Maria Marruá! Eu sinto... Ou melhor: num sinto mais ela...", fala a "mulher-onça".
"Num sinto mais nada... A mãe num é mais onça... É. Ela desencantô... Pra sempre... Desencantô pra nunca mais vortá. Acabô.... Agora ela é só osso... Que nem o pai", prossegue a filha de Maria, que terá sua "terceira vida" ao ressuscitar no corpo da neta, sendo consolada pelo marido, com quem dribla uma crise no casamento agravada pela chegada de Miriam (Liza Del Dala).
"Não fica assim, Juma... Eu... Eu não sei nem o que te dizer", fala o filho caçula de José Leôncio (Marcos Palmeira) emocionado. Quem antecipa é o colunista André Romano, do "Observatório da TV". Não custa lembrar que na "primeira vez que morreu" Juma foi assassinada por um matador de aluguel a mando de Muda (Bella Campos).