O segredo de Muda (Bella Campos) será descoberto por Juma (Alanis Guillen) na novela "Pantanal". Quem entrega a verdade sobre a falsa deficiente é Alcides (Juliano Cazarré), que pode ter um final diferente no remake. Já sabendo que Muda pode falar, a "mulher-onça" coloca a amiga contra a parede e ainda a ameaça de morte.
Quem antecipa é a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta segunda-feira (9). Até lá, muita coisa acontece na novela das nove. Primeiro, Juma e Jove (Jesuíta Barbosa) vão para o Rio de Janeiro, porém a passagem da pantaneira pela cidade grande é marcada por vários embates com a mãe do rapaz - em um deles, Juma ameaça Madeleine (Karine Teles) com uma faca.
Depois, o casal retorna ao Pantanal e encontra Muda morando na fazenda do pai de Jove. E é em conversa com Alcides que o peão sem querer admite que viajou para o Pantanal em busca de vingança contra Tenório (Murilo Benício) e que Muda esconde algo, na novela que não alterou a tragédia com Madeleine.
Decidida, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) vai atrás da amiga e a coloca contra a parede. Acuada, a personagem de Bella, atriz que defende o plano de vingança da forasteira, revela ter medo de Juma virar uma onça, porém a mocinha nega que irá incorporar o animal.
Assim, Muda conta toda a verdade: que viu seu pai ser assassinado e que está por trás da morte de Maria, porém evitou o assassinato dela, Juma. Furiosa, Juma ameaça matar Muda, porém a forasteira conta que se ela fizer isso elas vão continuar a história de vingança cujos pais começaram.
A filha de Maria e Gil (Enrique Diaz) acaba vendo que Muda tem razão e ambas concluem que Tenório foi o responsável pelas mortes dos pais das duas. "Pantanal" foi exibida pela primeira vez em 1990 e reprisada em três ocasiões - a última em 2008 no SBT.