A novela "Pantanal" pode ter uma grande e importante mudança no seu final. Alcides (Juliano Cazarré) teve dois finais escritos e em um deles não tem o órgão genital decepado por Tenório (Murilo Benício), seu patrão. Quem antecipa é o colunista de TV André Romano, do "Observatório da TV". Na primeira versão, de 1990, o vilão (Antonio Petrim) decepava o órgão de Alcides (Angelo Antonio).
Isso ocorria quando Tenório descobria a relação do empregado com Maria Bruaca (Angela Leal), sua mulher, o que está mantido nesse remake exibido da Globo. Depois, Alcides se vingava do fazendeiro e o matava, cravando uma lança em seu peito. Por fim, o peão continuava ao lado de Maria.
Agora, Alcides tem chance de chegar ao final da trama sem passar pela castração. Mas uma parte do desfecho do peão seria a mesma. Alcides mata Tenório para ganhar um final feliz ao lado da mãe de Guta (Julia Dalavia).
A direção da novela aguarda uma resposta do público para saber o que irá fazer com o peão e Maria (Isabel Teixeira) E por falar em Guta, a garota vai se apaixonar por Marcelo (Lucas Leto) sem saber que o rapaz é seu meio-irmão.
Isso ocorre porque Tenório esconde que tem uma segunda família, que nesta segunda versão é uma família negra, uma mudança em relação ao original de 1990 exibido na TV Manchete.
Outra alteração que deve ocorrer é em relação a Madeleine (Karine Teles). Isso porque há 32 anos, a mãe de Jove (Marcos Winter em 1990/Jesuíta Barbosa em 2022) sofria um acidente aéreo fatal para que Ítala Nandi, intérprete da personagem, pudesse deixar a novela.
Jove vai se dar mal ao resolver passear sozinho pelas terras do pai. O meio-irmão de Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos) é picado por uma cobra e quase perde a vida. Mas o Velho do Rio (Osmar Prado) surge no corpo de outra serpente e salva o neto.
Só que enquanto isso, Jove segue dado como desaparecido. Sem notícias do filho, José Leôncio (Marcos Palmeira) embarca para o Rio e avisa Madeleine da terrível notícia: ninguém sabe onde o futuro de Juma (Alanis Guillen) se meteu.