Nos próximos capítulos de 'Cabocla', Felício (Sebastião Vasconcelos) será espancado sem dó. Justino (Mauro Mendonça) será o maior suspeito por armar a briga com o pai de Tobias (Malvino Salvador ).
Em 'Cabocla', exibida no Faixa Especial da Globo, Felício (Sebastião Vasconcelos) ficará entre a vida e a morte após apanhar covardemente por um jagunço. Coronel Justino (Mauro Mendonça) será o maior suspeito do crime por não aceitar ter pedido as terras para Felício. O homem simples conseguirá na Justiça o direito de ficar no terreno com a ajuda de Boanerges (Tony Ramos ).
Desidério (Paulo Vespúcio) assumirá a responsabilidade pelo crime. Bêbado, ele arranjará uma briga com Tobias (Malvino Salvador) em para provocá-lo, dirá que dará a mesma surra que no pai dele. Tomé tentará intervir para ajudar o amigo, mas ninguém imaginava que o jagunço tinha uma arma escondida.
A briga terminará na morte de Tomé (Eriberto Leão), que tomará as dores do amigo e acabará levando um tiro em seu lugar. O rapaz morre nos braços de Tina (Maria Flor), que, a essa altura, já será sua esposa.
O público descobrirá quem é o mandante da surra em Felício somente na reta final da novela. Capitão Macário (Oscar Magrini) mandou espancar o veterano para que seu rival, Justino, fosse incriminado e assim, Boanerges vencesse a eleição. Macário também será culpado pela tocaia contra Neco (Danton Mello) e Tobias. No final da trama, ele será preso e mandado para uma penitenciária em Vitória.