Nos próximos capítulos da novela "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) vai finalmente acreditar na existência do Velho do Rio (Osmar Prado). O fazendeiro muda de opinião em relação à entidade depois que seu filho mais velho, José Lucas (Irandhir Santos), morre mas retorna à vida graças à ajuda do avô.
Mesmo assim, José Leôncio fica sem entender porque não consegue ver o Velho, que é seu pai, Joventino, com quem só se reencontra no último capítulo da novela. Quem atenta contra José Lucas é Solano (Rafael Sieg), um matador de aluguel contratado por Tenório (Murilo Benício) para se vingar da ajuda que José Leôncio deu a Maria Bruaca (Isabel Teixeira) na luta por seus direitos.
Baleado, José Lucas fica um tempo sob os cuidados do Velho do Rio e depois, recuperado, retorna à fazenda do pai. Ao relatar que levou um tiro, o peão preocupa José Leôncio: "Nós precisamos levantar voo agora para ver se a bala tá aí dentro". A informação é da colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo".
+ no final de 'Pantanal', Zuleica ganha uma reviravolta impressionante
Nesse momento, Juma (Alanis Guillen) indica que a entidade já operou José Lucas. "O Véio não ia deixar ele sair com a bala no peito", afirma a mulher-onça. Prestes a ter um final feliz com Irma (Camila Morgado), o peão confirma que a bala foi extraída pelo Velho do Rio, fazendo a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) recordar que a entidade também salvou a vida de Jove (Jesuíta Barbosa).
Diante de todos esses fatos, José Lucas faz uma pergunta decisiva ao "rei do gado", na novela de Bruno Luperi. "Agora o senhor acredita no Velho do Rio, pai?", questiona o peão.
"Se estou vendo o buraco no peito dele, não tenho nem como duvidar. Mas... Diacho, por que é que ele não me aparece?", fica intrigado o "rei do gado".