Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) já escapou de um tiro, sobreviveu ao incêndio no mato e novamente será baleado. Nos próximos capítulos, quem dispara no ser protetor é Tenório (Murilo Benício) quando for atacado pelo Velho, quando ele estiver sob a forma de sucuri. Mas no final da novela, o Velho do Rio morre ou não?
Não custa lembrar que o Velho do Rio é o espírito de Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), e avô de Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos). A atual versão da novela de Benedito Ruy Barbosa está passando por algumas mudanças, que incluem o final de personagens como Trindade (Gabriel Sater).
Mas se o final do Velho do Rio for mantido, no último capítulo ele terá um reencontro com José Leôncio, que fará de tudo para encontrar o ser misterioso até lá. Isso só ocorre porque José Leôncio é vítima de um infarto pouco após oficializar a união com Filó (Dira Paes), a quem colocará em seu testamento.
+ 'Pantanal': Zuleica acaba com mistério sobre quem é o pai de Marcelo. E ainda: Guta e Marcelo são flagrados na cama
Há 32 anos, na hora da morte e sentado em uma poltrona da sala, finalmente, José Leôncio revê o pai, com as roupas do Velho do Rio. Depois, ele surge no campo chamando pelo genitor até que fica frente a frente com o Velho do Rio.
"Então não era mentira. O senhor está vivo?", questiona José Leôncio ao ficar de pé diante do pai. "E eu estou esse tempo todo nessa agonia, e o senhor está vivo?", reforça o pai de Jove e José Lucas. "Eu estou. E agora nós dois estamos vivos!", revela o ser místico.
Depois, o fazendeiro pergunta porque o pai nunca apareceu antes para ele e ouve do Velho que ele nunca acreditou em sua existência. O espírito de Joventino relata ao único filho como foi sua morte, ao cair de um cavalo e ser pego por uma boca-de-sapo (espécie de cobra).
"Nossas histórias não terminam aqui. Seus filhos, seus netos, têm que cuidar deles. Como eu cuidei de você! Agora estou cansado (...) Chegou a hora de descansar, afirma. "Cuida bem da sua comitiva", prossegue o Velho, dando as costas para José Leôncio, que assume o papel de Velho do Rio, com capa e chapéu.