Na primeira semana da novela "Pantanal", José Leôncio (Renato Góes) vai abalar as irmãs Madeleine (Bruna Linzmeyer), com quem fará sexo, e Irma (Malu Rodrigues). Um tempo depois de ver o pai, Joventino (Irandhir Santos), desaparecer ao ir caçar o boi marruá, o fazendeiro vai para o Rio de Janeiro fechar um negócio. E é na cidade grande que ele se apaixona pela filha mais velha de Antero (Leopoldo Pacheco).
José Leôncio e Madeleine vão ter uma atração instantânea, mas não muito da parte da garota. A filha de Mariana (Selma Egrei) vai querer só se divertir com o fazendeiro na novela estreada nesta segunda-feira (28) com memes na web.
Porém, a diversão se transforma em paixão recíproca tanto que José, que perdeu a virgindade em um prostíbulo, resolve se casar com a riquinha. A essa altura, o filho de Joventino já terá feito sexo com a filha de Mariana.
E por falar na milionária, a mulher de Antero não vai aprovar em nada a relação da filha com o pantaneiro, responsável por dar abrigo a Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) após a fuga do casal do Sarandí (Paraná) depois da morte do terceiro filho.
Pesa na decisão de Mariana o jeito humilde e "roceiro" de José Leôncio. Porém, o filho de Joventino não vai notar que a sogra lhe reprova e pedirá a mão de Madeleine em casamento. É dessa forma que o futuro pai de Jove (Jesuíta Barbosa) estabelece maior relação com a família Braga Novaes.
Em uma das idas à mansão, o pantaneiro conta toda sua trajetória e conquista Irma. A ruiva fica tão abalada com o cunhado que nem pensa duas vezes antes de dar em cima de José Leôncio.
Porém, o clima vai ser interrompido pela chegada de Madeleine, anos depois vítima de uma tragédia. Remake da novela exibida em 1990 pela TV Manchete (1983-1999), "Pantanal" promete ser fiel ao original, mas apesar disso a história ganhou novos personagens e algumas mudanças.
Agora, a segunda família de Tenório (Murilo Benício) será negra, por exemplo. Bruno Luperi é quem assina a atual versão baseada no original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa. "Pantanal" foi o maior sucesso em termos de novelas da Manchete e se tornou líder de audiência.
A novela acabaria reprisada em três ocasiões, a última delas pelo SBT em 2008.