No segundo capítulo da novela "Pantanal", Joventino (Irandhir Santos) vai deixar aflito o filho único, José Leôncio (Renato Góes) ao desaparecer sem deixar rastros. "Num pode tá morto", afirma o fazendeiro, na nova novela das nove, cuja estreia rendeu memes e elogios à beleza de Renato. Como se sabe, Joventino jamais retornará da caçada e, segundo a lenda, vira o Velho do Rio (Osmar Prado).
Segundo o portal "Notícias da TV", José irá atrás do pai por vários dias, sem sucesso, só achando pertences do fazendeiro. Em cenas desta terça-feira (29), o pai se despede de forma esquisita do filho único. "Eu preciso seguí uma nova jornada", dispara Joventino, incomodando José Leôncio.
"Num faça isso, meu pai. O senhor sabe o risco que correu indo sozinho atrás daquele marruá", fala o rapaz que se apaixonará por Madeleine (Bruna Linzmeyer). Sozinho e sem ouvir o filho, o pai reflete: "Ocê cumpriu a sua jornada, velho Joventino... E isso é bom. É... isso deve de sê bom".
Na sequência, José Leôncio retorna para casa e não encontra o pai, que terá ido atrás do boi bravo. Mesmo tocando o berrante para se comunicar com Joventino, o fazendeiro não tem resposta.
"Num pode tá morto. Num pode! Meu pai num era homem de se entregá fácil assim", fala, transtornado, o pai de Tadeu (José Loreto) na novela que tem algumas diferenças em relação ao original de 1990. Decidido, o patrão de Filó (Letícia Salles/Dira Paes) vai atrás do pai.
"Eu num sei o que pode tê acontecido, mas meu coração diz que ele tá vivo. E eu vô continuá acreditâno nisso até o fim dos meus dias. Daqui pra frente eu vôsaí por essas matas atrás de um marruá a cada dia, que é pra encontrá com ele", afirma ao fracassar na busca.
Além da trajetória de José Leôncio, "Pantanal" aborda também a história de Juma Marruá (Alanis Guillen), a filha da sofrida Maria (Juliana Paes), que perde três filhos em meio a vingança e disputa por terras.