Na novela "Pantanal", antes de ser vítima de uma tragédia, Roberto (Cauê Campos) irá humilhar o pai, Tenório (Murilo Benício). No desabafo do irmão de Guta (Julia Dalavia), sobra também para sua mãe, Zuleica (Aline Borges). O motivo da briga é o namoro da "regatinha" com Marcelo (Lucas Leto), a quem pede um novo beijo depois de uma grande revelação.
"Todos nós não passamos de um bando de hipócritas... A começar pelo senhor, meu pai. (...) Hipócrita... Mas, se você quiser, posso chamar de estelionatário, grileiro, adúltero... Isso para não falar o resto das acusações que pesam sobre você!", enumera Roberto, irmão também de Renato (Gabriel Santana).
Segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", o filho do vilão tenta ser contido pela mãe. "Roberto... Você não tem o direito de acusar o seu pai dessa maneira", fala a rival de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) na novela de Bruno Luperi que chega ao fim com quatro casamentos e uma morte inesperada.
+ no fim de 'Além da Ilusão', Úrsula morre de maneira surpreendente!
E em "Pantanal", Roberto segue mostrando sua raiva contra os pais. "Eu tenho todo o direito de acusá-lo disso e de muito mais... (e ao se virar para Zuleica) E você também tem, mãe, mas, por algum motivo, preferiu se tornar cúmplice desse canalha! Ca-na-lha!", esbraveja.
"É isso o que o senhor é: um canalha, um chantagista, um aproveitador de araque que transformou a vida das suas duas famílias em um grande inferno, como a sua!", berra Roberto, a ser morto por Solano (Rafael Sieg).