Livaldo (Nelson Freitas) vai chegar na novela "O Tempo Não Para" disposto a infernizar a vida do filho, Samuca (Nicolas Prattes). Após reivindicar a empresa fundada pelo rapaz, o ex-marido de Carmen (Christiane Torloni) vai descobrir que o herdeiro adquiriu a padaria de Gabiru (João Fernandes) como forma de ajudar o melhor amigo, Elmo (Felipe Simas). A trama antecipada pelo colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (21) começa a ir ao ar dia 10 no folhetim das sete. Assim que surge na novela, Livaldo é desprezado por Samuca, a quem abandonou quando bebê, e leva uma bofetada da empresária.
Quando descobrir que o negócio de Gabiru está prestes a fechar as portas, Elmo resolve adquirir o empreendimento e recebe do melhor amigo a proposta de um empréstimo. O namorado de miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), no entanto, recusa a nova ajuda e recorre a um crédito da Samvita, empresa do noivo de Marocas (Juliana Paiva). Como o prazo esgota e Elmo não consegue o dinheiro, Samuca entra em ação. Ele pede para Gabiru aumentar o tempo para o melhor amigo arrumar a importância. Paralelamente, o surfista, finalmente, arranja o dinheiro. "É isso aí, Samuca. O Elmo fechou o negócio, já até assinou o contrato. Taí o cheque", diz Gabiru. Se o meu bróder Elmo tá feliz, eu também tô. Esse é o nosso segredo, hein, Gabiru?", festeja o rapaz, prestes a se tornar alvo do próprio pai. "Tá branco", concorda o rapaz.
Na sequência, o noivo de Marocas, com quem irá antecipar o casamento, comemora o futuro promissor do melhor amigo. "Finalmente o Elmo tá pronto pra assumir a responsa da vida adulta. E vai se dar muito bem", festeja ele. O que Samuca não sabe é que seu pai está ouvindo toda a conversa e que o malandro poderá usar essa informação contra ele. As atitudes de Livaldo chegam a espantar até mesmo Lúcio (João Baldasserini), irmão de Emílio (João Baldasserini). "Eu ainda não consigo entender como um pai pode se prestar a isso. Ajudar a destruir seu próprio filho. Me diz, Livaldo, você não sente culpa?", questiona o gêmeo. "Não vou destruir a vida de ninguém, Lúcio", assegura o pai de Samuca, sem convencer Lúcio. Tenho minhas dúvidas", diz. "O que é justo é justo. O império Samvita nunca existiria sem mim. Foi o meu adubo que começou o negócio. A fórmula era minha! E eu nunca vou deixar o meu filho ao deus-dará, vou ajudar sempre que ele precisar", afirma.
Após impedir sexo da filha mais velha com Samuca, a matriarca dos Sabino Machado vai concordar que Marocas e o empresário antecipem seu casamento. "Deus a abençoe, minha filha. Eu estou consigo, e Ele olha por nós", diz Agustina (Rosi Campos) para alegria da primogênita. "Meu pai! O importante é que minha mãe não se opôs à antecipação do casamento... Minha mãe, eu lhe agradeço", vibra a mocinha.
Leia também sobre a novela "O Sétimo Guardião": Gabriel lembra quem lhe enterrou vivo e descobre identidade do pai
(Por Guilherme Guidorizzi)