Os próximos capítulos de 'O Tempo não Para' trará uma reviravolta a novela. Isso porque Livaldo (Nelson Freitas), ex marido de Carmen (Christiane Torloni), reaparecerá reivindicando a empresa que o filho, Samuca (Nicolas Prattes) fundou: a SamVita. O malandro se aproximará do filho a fim de reaver o registro que ele fez da patente do adubo orgânico chamado Vitae, que revolucionou o plantio e as formas de produção agrícola, dessa forma, possibilitando na criação da empresa. Depois do encontro com a antiga família, de apanhar da ex-mulher e de ser desprezado pelo filho, Livaldo decide fazer de tudo para ficar com a empresa erguida pelo mocinho. Segundo a jornalista Carla Bittencourt, o mau-caráter se aliará a Mariacarla (Regiane Alves) e a Lúcio (João Baldasserini), irmão gêmeo de Emílio (João Baldasserini), morto envenenado por uma picada de cobra.
A verdade sobre Carmen começará a vir à tona no folhetim das sete quando a ela descobrir que Samuca está querendo encontrar o pai. Nervosa, a acionista da Samvita vai resolver abrir o jogo com o namorado, Dom Sabino (Edson Celulari), e contará que, no passado, quando Livaldo tentou voltar para casa e ver o filho, ela pagou para que o malandro sumisse do mapa para sempre sem que Samuca soubesse. Dom Sabino ficará espantado e Carmen declarará que o rapaz não pode nem imaginar o que ela fez. "Isso já tem alguns anos, e eu não me orgulho de ter feito o que fiz. Mas foi pra defender o Samuca. Uma mãe faz qualquer coisa pra proteger um filho", afirmará ela.
Após a morte do grande vilão, Lúcio, seu irmão gêmeo aparece na trama voltando ao Brasil após uma temporada na Europa. Com a desculpa de querer reparar as maldades que Emílio fez, o falso mocinho promove o encontro de Livaldo com o noivo de Marocas (Juliana Paiva), que vive sendo alvo constante de armações de Betina (Cleo Pires). E ele ainda ajudará o ex de Carmen a se livrar dos bandidos com quem tem dívidas. Ambos irão se unir para tirar de Samuca a empresa. "Me diz, Livaldo, você não sente culpa por destruir a vida do seu próprio filho?", questionará o gêmeo de Emílio, sendo rebatido imediatamente por Livaldo "Não vou destruir a vida de ninguém, Lúcio". Em seguida, o máu-caráter afirma ter sido ele quem começou com a empresa do filho: "O que é justo é justo. O império Samvita nunca existiria sem mim. Foi o meu adubo que começou o negócio. A fórmula era minha! E eu nunca vou deixar o meu filho ao deus-dará, vou ajudar sempre que ele precisar", assegura o vilão.
Após alguns capítulos e já com a papelada em mãos, Mariacarla dá a boa notícia para os rivais de Samuca. "Não restam dúvidas, Livaldo. Tudo o que foi construído a partir da sua fórmula do adubo Vitae é seu por direito", afirmará a vilã. "O Samuca só aperfeiçoou a fórmula porque você inventou. Sem isso, a Samvita seria só uma ideia solta no ar", completa a advogada. "Uma ideia brilhante do meu filho", exalta o malandro, sendo cortado pela loira: "Que a sua capacidade tornou viável. Portanto, ele é todo seu", finaliza Mariacarla