Na novela "Nos Tempos do Imperador", Pilar (Gabriela Medvedovski) vai pedir Jorge/Samuel (Michel Gomes) em namoro. Essas cenas irão ao ar na semana que vem na trama das seis, primeira inédita da Globo a estrear desde março de 2020. A sinhazinha e o fugitivo tiveram uma atração instantânea ao se conhecerem no folhetim de época, sequência de "Novo Mundo" (2017).
Prometida em casamento a Tonico (Alexandre Nero), Pilar vai ser surpreendida com pedido de namoro de Jorge, que assumiu nova identidade graças à ajuda de Luísa (Mariana Ximenes) em sua fuga, quando escapou da morte.
Mesmo apaixonada, a irmã de Dolores (Julia Freitas/Daphne Bozaski) recusa namorar Samuel e alega à Condessa de Barral que irá focar sua atenção em estudar para ser médica, contrariando o pai, Eudoro (José Dumont).
Um pouco após a recusa, Eugênio (Thierry Tremouroux), o Conde de Barral e marido de Luísa revela à Pilar o "envolvimento" de Jorge no assassinato de Ambrósio (Roberto Bomfim), pai do acusado. Novamente, a Condessa entra em cena e defende o escravo.
A mãe de Dominique (Thor Becker) explica para a sinhazinha que Jorge/Samuel é inocente. É isso que faz a irmã de Dolores ir atrás do meio-irmão de Tonico para passar a história a limpo. Na conversa, o acusado é colocado contra a parede pela sinhazinha e assume ser filho bastardo do coronel.
Acreditando nas palavras de Jorge/Samuel, Pilar se desculpa com ele e o pede em namoro no folhetim histórico assinado por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Paralelamente a isso, Luísa vai surpreender D.Pedro II (Selton Mello) após lhe beijar.
De volta à Globo, Ernani Moraes puxa o lado cômico do folhetim com João Batista. Ele é casado com Carlota/Lota (Paula Cohen), que quer a todo custo se aproximar da Família Real e conseguir um título de nobreza.
É assim que a mãe de Nélio (João Pedro Zappa), um capacho de Tonico, e Bernardo (Gabriel Fuentes) acaba atraindo a família para algumas confusões. Além disso, João se apaixona pela escrava Lupita (Roberta Rodrigues) ao se mudar com a família para o Rio de Janeiro.
Com a estreia de "Nos Tempos...", a Globo volta suas atenções para lançar novelas inéditas às sete e as nove. "Quanto Mais Vida Melhor" substituirá a reprise de "Pega Pega" e "Um Lugar ao Sol" virá após a reapresentação de "Império" e antes do remake de "Pantanal".