A novela "Nos Tempos do Imperador" além de retratar a vida de Dom Pedro II (Selton Mello) vai abrir espaço para mostrar as aventuras do casal Pindaíba, cujo objetivo é estreitar relações com os imperadores e fazerem parte da Corte. A trama inédita das seis estava prevista para estrear em março de 2020, mas a pandemia de Covid-19 adiou seguidas vezes o folhetim de época, que entra no ar no próximo dia 9.
O casal João Batista e Carlota Maria, proprietários de uma faixa de terra no litoral paulista, é formado pelos atores Ernani Moraes e Paula Cohen. Na história que reúne Mariana Ximenes e Bruna Griphao, clicadas em praia ao gravarem uma sequência com trajes de época (anos 1950), uma sequência de "Novo Mundo" (2017), ele não almeja muita coisa, enquanto a mulher tem uma obsessão para subir de vida, sonha em ser íntima dos membros da realeza e faz de tudo para ganhar um título de nobreza.
Mãe de Nélio (João Pedro Zappa) e Bernardo (Gabriel Fuentes), Carlota, apelidada de Lota, vive metendo o marido em confusões nessa busca em se tornar baronesa (baroa em suas palavras) ao se mudarem para o Rio de Janeiro. E no meio disso, João Batista acaba se apaixonando pela escrava Lupita (Roberta Rodrigues), obrigada por Borges (Danilo Dal Farra), um policial, a vender cocadas pela cidade.
Ele ainda força Lupita a denunciar as fugas de outros escravos. Ao mesmo tempo em que se apaixona pela jovem, João se torna seu patrão quando Borges lhe aluga para a sua família, na novela de autoria de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com texto ainda de Julio Fischer, Duba Elia, Wendell Bendelack e Lalo Homrich, e direção geral de João Paulo Jabur.
João Batista e Carlota terão também que lidar com o temperamento bem diferente dos filhos. Carlota/Lota não esconde que Bernardo, o caçula, é seu favorito. Embora o rapaz seja um autêntico "bom vivant" que não quer saber de trabalhar.
Por sua vez, Nélio é formado em Direito na mesma turma que Tonico (Alexandre Nero). Tímido e na dele, o primogênito é feito de gato e sapato pelo filho de Ambrósio (Roberto Bomfim). E Nélio enfrenta ainda a dificuldade de se colocar diante da família.
Já na outra ponta, a nova trama das seis mostra a obsessão de Tonico em conquistar Pilar (Gabriela Medvedovski), a filha de Eudoro (José Dumont) e rival da determinada Zayla (Heslaine Vieira). Só que no meio do caminho do vilão surge o escravo fugitivo Jorge (Michel Gomes), que se apaixona pela sinhazinha.
O mocinho está fugindo após ser acusado de assassinato e ganha uma nova identidade com a ajuda de Luísa (Mariana Ximenes), a professora das filhas de D.Pedro e que irá despertar a paixão no imperador.