A novela "Pantanal" ganha em 2022 uma nova versão 32 anos após sua estreia, na extinta TV Manchete. Clássico da teledramaturgia nacional, a história que narra a trajetória do fazendeiro José Leôncio e da mulher onça Juma Marruá será assinado por Bruno Luperi. O autor é neto de Benedito Ruy Barbosa, responsável pelo original de 216 capítulos, que já foi reprisado três vezes (uma delas pelo SBT).
Com cenas gravadas no local que dá nome à trama, o folhetim reuniu na sua primeira versão um elenco estrelar encabeçado por Claudio Marzo (morto em 2015), Cristiana Oliveira, Paulo Gorgulho, Jussara Freire e Ítala Nandi. Marcos Palmeira, presente no original de 1990, retorna ao remake. Quer saber mais sobre a nova versão de "Pantanal", que já iniciou as gravações, o Purepeople conta para você?!
A trama das nove ainda não tem uma data confirmada pela Globo por conta da pandemia de Covid-19, porém já se sabe que a nova versão de "Pantanal" será a história inédita que virá após "Um Lugar ao Sol", a sucessora da reprise de "Império", no primeiro semestre de 2022.
Bruno Luperi afirmou em entrevista que a novela será fiel ao original, vencedor do Troféu Imprensa e do troféu da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). "É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal", ponderou.
"Passados trinta anos, ainda me espanta ver como uma obra consegue se manter tão atual e pertinente nos dias de hoje", explicou o neto de Benedito.
Juma Marruá é a única filha de Maria Marruá (Cássia Kis), assassinada logo no começo da trama por grileiros e posseiros de terras. Jovem de temperamento selvagem, a mulher onça desperta a paixão em Joventino, o filho de José Leôncio com Madeleine (Bruna Linzmeyer), quando ele viaja ao Pantanal para reencontrar o pai.
Ao longo da trama, Jove regressa ao Rio de Janeiro, agora com Juma, mas é a filha de Maria quem não se adapta à cidade grande. Assim, eles regressam ao Pantanal. Da mãe, a jovem herda a lenda que quando furiosa se transforma em onça.
Após muitas especulações, nomes sondados e possibilidade de ser interpretada por uma estreante, Juma será vivida por Alanis Guillen, revelada em "Malhação - Toda Forma de Amar" (2019/2020).
Além de Alanis, Marcos Palmeira e Bruna, muitos outros nomes já foram escalados. Osmar Prado será o Velho do Rio, espírito de Joventino Leôncio, avô de Jove, enquanto Renato Góes será José Leôncio na juventude. Letícia Salles e Dira Paes vão dividir o papel de Filó. E José Loreto dará vida a Tadeu, irmão de Jove.
Silvero Pereira (o peão Zaqueu), Juliano Cazarré (o peão Alcides), Murilo Benício (o vilão Tenório, responsável por uma tragédia a vida de Alcides), Debora Bloch (conhecida como Maria Bruaca), Júlia Dalavia (Guta), Bella Campos (Maria Ruth, a "Muda"), Selma Egrei (Mariana), Leandro Lima (Levi), Malu Rodrigues (Irma) e Caco Ciocler (Gustavo) também foram confirmados.
O cantor mineiro Guito será o intérprete do peão-cantor Tibério, parceiro de Trindade (Gabriel Sater) na trama que reunirá ainda Juliana Paes. Aliás, a atriz foi escalada apenas para a primeira fase e será Maria, mãe de Juma.
Gabriel Santana, de "Chiquititas", é outro nome assegurado, bem como Drico Alves e Almir Sater, pai de Gabriel Sater. Leopoldo Pacheco e Gabriel Stauffer devem ser vistos no remake.
As gravações do remake já começaram e uma das cenas foi realizada em restaurante do Rio, reunindo Renato Góes e Bruna Linzmeyer, no começo de agosto. Assim como ocorreu em 1990, "Pantanal" também será gravada na região Centro-Oeste, mas o cronograma precisa atender o andamento da vacinação contra a Covid.
Uma cidade cenográfica será erguida nos Estúdios Globo para receber algumas sequências de "Pantanal".