Na novela "Nos Tempos do Imperador", Samuel/Jorge (Michel Gomes) será preso sem motivo, porém terá a ajuda de Dom Pedro II (Selton Mello) para deixar a cadeia pela porta da frente. Na trama histórica das seis, o escravo passou a se tornar fugitivo após ser acusado de matar o próprio pai, o coronel Ambrósio (Roberto Bomfim). As cenas estão previstas para irem ao ar a partir da próxima semana.
Foi fugindo que conheceu Luísa (Mariana Ximenes), agora sua protetora, e Pilar (Gabriela Medvedovski), por quem se apaixonou à primeira vista e por ela será pedido em namoro. O meio-irmão de Tonico (Alexandre Nero) vem sendo observado de perto por Borges (Danilo Dal Farra) há algum tempo e por um descuido, será entregue por Lupita (Roberta Rodrigues) ao policial.
A sinhazinha fica aflita ao ver o namorado sendo preso e não pensa duas vezes antes de recorrer ao imperador e a dom Olu (Rogério Brito), amigo próximo de Pedro, no folhetim escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão, o primeiro da Globo a estrear desde o começo da pandemia.
Influente, o amante de Luísa (Mariana Ximenes), a Condessa de Barral, consegue em pouco tempo a liberdade de Jorge, agora chamado de Samuel com a ajuda da própria Luísa. Já solto, Jorge terá um outro motivo para comemorar, uma vez que D.Pedro II vai lhe contratar para ser seu professor de árabe.
"Nos Tempos..." iria estrear em março de 2020, mas foi afetada pela pandemia do novo coronavírus, que interrompeu as gravações. A Globo, então, resolveu reprisar "Novo Mundo", trama que lhe deu origem, "Flor do Caribe" e "A Vida da Gente".
Também nos capítulos seguintes, o marido de Thereza (Letícia Sabatella) vai ser surpreendido por Luísa, que avisará que viajará para a Europa, em decisão do Conde de Barral (Thierry Trémouroux). Pedro, seu amante, implorará para a Condessa seguir no Brasil e não deixar de ser professora de suas filhas, Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso).
Depois, o imperador se declara apaixonado para Luísa. "Por favor, fique. Por mim, por nós. Não me deixe. Não vá embora. Eu te amo, Luísa. Eu te amo", frisa antes de lhe beijar de novo. E em uma troca de carícias, o casal acaba sendo flagrado por Thereza, surpreendida ainda com decisão do marido em levar a Condessa em viagem de família.