NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo da primeira semana, de 9 a 14 de agosto de 2021
Dom Pedro (Selton Mello), Thereza (Letícia Sabatella) e cientistas fazem uma viagem. Ao sepultar o pai, Luísa (Mariana Ximenes) critica a presença de Ambrósio (Roberto Bonfim) e Eudoro (José Dumont), dois coronéis. Tonico (Alexandre Nero) fala com Nélio (João Pedro Zappa) a respeito de com quem irá se casar. Ambrósio e Eudoro são maltratados por Luísa. Jorge (Michel Gomes), Nain (ator não divulgado) e uma parte de negros muçulmanos elaboram a invasão à propriedade de Ambrósio.
Pedro é pego de surpresa quando Solano (Roberto Birindelli), herdeiro do presidente paraguaio, diz que quer se casar com Isabel (Any Maia). Ao fazer de tudo para proteger Ambrósio de Jorge, Salustiano atinge um disparo no coronel. Jorge é considerado culpado por capanga depois que Tonico acha o pai sem vida.
Atingem um tiro em Jorge quando ele foge. Pilar (Gabriela Medvedovski) escapa de casa. Luísa garante a Eugênio que não irá se desfazer da fazenda. Tonico busca quem é o responsável pela morte do pai. Jorge, ferido, e Pilar se encontram. Leopoldina (Melissa Nóbrega) usa a taberna para fugir de Lurdes (Lu Grimaldi). A princesa é achada por Germana (Vivianne Pasmanter), fica fora de si e berra para ser socorrida.
Thereza é avisada por Pedro que ele escolherá uma preceptora para cuidar de Isabel. Jorge escapa da morte graças a Pilar e desperta a paixão nela. Tonico dá liberdade aos seus cachorros ao achar vestígio. Um capanga acha Pilar e Jorge.
O capanga de Luísa faz que vai disparar em Pilar e Jorge, mas a patroa não deixa. Tonico acha Nain e pergunta onde Jorge está. Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros) ajudam Leopoldina a escapar de Germana. Eugênio diz para Luísa ficar atenta após o atentado à propriedade de Ambrósio. Eugênio revela a Tonico que Jorge se abrigou na propriedade de Luísa.
Pilar alcança a balsa rumo a Salvador. Pilar aparece em sonho de Jorge. É entregue a Luísa a carta que Pedro escreveu. A Celestina (Bel Kutner), Thereza critica o próprio casamento. Tonico surge na propriedade de Luísa. Jorge relata à Condessa (Mariana Ximenes) o ocorrido e ela resolve lhe manter na casa. Diante do corpo de Ambrósio, Tonico se emociona.
Eudoro encara Dolores (Daphne Bozaski) para descobrir onde foi parar a irmã. Pilar tem sucesso ao se submeter à prova para Medicina. Jorge fica sabendo onde está Mariana (atriz não divulgada). Thereza fica preocupada quando Pedro resolve retornar ao Rio. No velório de Ambrósio, Tonico diz que sairá candidato. Pilar fica aflita quando Eudoro entra à força na faculdade.
Pilar é arrancada da faculdade por Eudoro. Os coronéis não ficam ao lado de Tonico e ele protesta. Thereza não segue a recomendação de Pedro e fica com artefato que achou. Luísa dá liberdade para as crianças que vieram ao mundo em sua propriedade. Eugênio faz perguntas a Jorge a respeito da invasão na propriedade de Ambrósio.
Eudoro faz de tudo para Pilar noivar, porém a jovem enfrenta Tonico. Luísa chama Jorge para viajar com ela rumo ao Rio. Licurgo (Guilherme Piva) e Germana ficam com o dinheiro de Quinzinho. Luísa leva bronca de Eugênio por ter dado liberdade e outro nome a Jorge. Ao palácio surgem Pedro e Thereza. Pilar quer saber de Jorge. Samuel/Jorge é preso quando acha que uma moça é Pilar. Ao se verem, Luísa e Pedro ficam encantados.
Pedro e Luísa trocam olhares sem despertarem a atenção em Thereza e Eugênio. Eugênio fica cismado com atitude de Pilar. Samuel escapa de ser detido por Borges (Danilo Dal Farra) ao receber ajuda de Olu (Rogério Brito). Licurgo e Germana recorrem a disfarces para despistarem Quinzinho e Clemência.
Pilar recorre a Cosme para fugir. No diário, Pedro faz elogios à Condessa. Pilar tenta escapar da fazenda, mas Eudoro não deixa. Samuel conhece Zayla (Heslaine Vieira) através do pai dela, Olu. Thereza comenta a respeito da Condessa de Barral com Celestina. Pedro joga charme para Luísa.
Pilar é ajeitada para o casamento por Naiza (atriz não divulgada). Eudoro faz de tudo para Floriano ficar ao lado de Tonico na política. Samuel/Jorge acha pista a respeito de Marina. Pilar escapa da fazenda ao exigir que Naiza ocupe seu lugar no casamento.
Tonico coloca para fora todos os chamados para a cerimônia. Cândida (Dani Ornellas) e Olu chamam Samuel para se mudar para a casa deles. Pedro fica mais fascinado por Luísa quando a Condessa vê Isabel e Leopoldina pela primeira vez. Tonico afirma que quer casamento com Dolores após a fuga de Pilar, e deixa Eudoro desnorteado.
Samuel se emprega. A Nélio, Tonico afirma que vai vencer a eleição para deputado. Dolores fica aflita quando Eudoro ordena que os pertences de Pilar sejam incendiados. Thereza reprova o que Luísa impõe de novo. Licurgo e Germana cogitam uma maneira de Quinzinho não por fim na taberna. Luísa fala com Eugênio a respeito do que planeja para a Família Real. Ao entrar na casa de Luísa, Pilar vê Samuel.
Pilar e Samuel têm uma conversa. A Eudoro, Tonico fala que pegará de surpresa os coronéis. Pedro e Thereza recordam os filhos que morreram. Quinzinho vai atrás do dinheiro do empréstimo colocado na taberna por Licurgo e Germana. Samuel festeja quando Pilar é contratada por Pilar para prestar assistência ao filho dela.
Pedro fica sabendo que Thereza está com os artefatos. Baltazar (ator não divulgado) dá proteção a um escravo fugitivo. Tonico simula vingança pela morte do pai diante dos coronéis, porém Floriano suspeita. Pilar faz perguntas a Samuel a respeito de Jorge. Luísa olha Pedro encantada.
Tonico é pego de surpresa por Floriano quando ele avisa que os coronéis vão apoiar a ele na política. Pedro faz de tudo para conquistar Luísa. Samuel/Jorge pega Pilar de surpresa e lhe beija, auxiliado por Guebo.