Na novela "Nos Tempos do Imperador", Dolores (Daphne Bozaski) vai sofrer as consequências por ter mentido para a irmã, Pilar (Gabriela Medvedovski), ao inventar uma relação de Jorge/Samuel (Michel Gomes) com Luísa (Mariana Ximenes). A irmã da médica será humilhada por Tonico (Alexandre Nero), com quem se casa, além de enfrentar a própria Pilar e Jorge, conta o colunista Daniel Castro, do portal "Notícias da TV".
Na trama das seis, sequência de "Novo Mundo" (2017), a filha mais velha de Eudoro (José Dumont) se revolta com Dolores ao descobrir que foi enganada pela irmã e depois esbraveja contra Tonico, a quem chega a propor casamento para defender a garota. Em um primeiro momento, a jovem é encarada por Jorge/Samuel, que expõe toda a sua revolta.
"Vim aqui porque há oito anos me pergunto por que você mentiu para Pilar. Eu nunca entendi por que você inventou aquela mentira para Pilar. Uma mentira que destruiu o nosso futuro, a nossa felicidade. Por que você fez isso? Para não ver sua irmã casada com um negro? Foi esse o motivo?", questiona o fugitivo fazendo Dolores cair no choro.
Depois, Pilar discute com a irmã após saber por Luísa que ela e Jorge/Samuel jamais foram amantes e que ela tem é uma relação extraconjugal com D.Pedro II (Selton Mello). A Condessa abre o jogo com a médica depois que recebe sua ajuda ao abortar de forma espontânea do imperador.
""Por que fez isso comigo, Dolores? Você mentiu que Samuel tinha um caso com a condessa! Por que? E não adianta negar", afirma Pilar, ouvindo a confissão da irmã. "Menti. Mas não adiantou de nada. Você foi-se embora para o estrangeiro, sem nem se despedir de mim", rebate a caçula de Eudoro, que casada com Tonico será alvo de seguidas humilhações do deputado.
E por falar no casal Pedro-Luísa, a Condessa se apavora ao ver que algo está errado com sua gravidez e percebe que está abortando. A amante do imperador pede que chamem Pilar e afirma à médica: "Eu não vou sair daqui! Será que você não me entende? Ninguém pode saber dessa gravidez".
"É sua única chance. Ou a senhora vai para para o hospital ou poderá morrer aqui", responde a profissional da área da saúde sem convencer Luísa, que teme por um escândalo caso a sua relação com o pai de Leopoldina (Bruna Griphao) e Isabel (Giulia Gayoso) seja descoberta. Apesar dos esforços, a Condessa perde a criança.