Na novela "Nos Tempos do Imperador", Pilar (Gabriela Medvedovski) vai cair em mentira da irmã e romper o noivado com Jorge/Samuel (Michel Gomes) ao acreditar que ele e Luísa (Mariana Ximenes) são amantes. A essa altura, os mocinhos da trama das seis já terão tido a primeira noite de amor. Dolores (Júlia Freitas) só se alia a Tonico (Alexandre Nero), ex de sua irmã, pois acredita que se Pilar se casar com Jorge terá menos contato com ela.
"O que você disse? Samuel... e a Condessa?", questiona, chocada, a sinhazinha que se apaixonou à primeira vista pelo fugitivo. "É. Eu vi os dois se beijando. A Condessa e o Samuel", reforça a caçula de Eudoro (José Dumont), antecipa o portal "ArteBlitz", deixando Pilar em dúvida se ela de fato viu Samuel. Nisso, a estudante de Medicina chega a agarrar a irmã e chora, descontrolada, com a "traição".
E quem se apavora também é Dolores ao ver a situação de Pilar. "O que é que eu fiz, meu Deus", reprova a si mesma a futura prometida a Tonico. A sinhazinha estará tão abalada que começa a lembrar das vezes que viu Luísa e Jorge juntos. Logo ela chega no cassino e pega o noivo pelo braço. "Precisamos conversar!", diz, firme, o deixando sem entender.
Quem está também no local é Tonico, que, claro, comemora o sucesso do pacto com Dolores. Enquanto isso, Pilar pressiona Jorge/Samuel, que terá lhe apoiado ao deixar o Brasil para estudar. "Responda: você e a Condessa são amantes?", dispara deixando o noivo atônito. "Eu lhe fiz uma pergunta. Há quanto tempo você e a Condessa estão envolvidos? Nem tente negar porque uma pessoa viu vocês dois se beijando!", reforça.
Só então ele reage e nega a relação com a amante de Pedro (Selton Mello). "Eu e a Condessa? Nunca! Meu Deus, que conversa é essa, Pilar?", afirma acrescentando que depois fala com mais calma pois está na hora de trabalho. Já em casa, Jorge escuta mais acusações da noiva. "Vocês devem me achar muito tonta, não é? Você e a Condessa! E eu devo ser mesmo, para desistir do meu sonho, jogar fora a chance de estudar medicina para ficar do seu lado! O que você pretendia? Casar comigo e ser amante da Condessa?", diz.
O fugitivo reforça não ter traído Pilar e ouve dela que quem contou foi Dolores, que jamais inventaria algo para ela. Por fim, a primogênita de Eudoro põe ponto final na relação com o jovem. "Eu fui ingênua nesse tempo todo. Mas acabou, Samuel, não acredito mais em uma palavra que você diz! Acabou!", crava. Mas Jorge rebate. "E o problema nem é esse, Pilar, mas nós dois. É, porque se, depois de tudo o que nós vivemos, você é incapaz de acreditar em mim", fala.