Isabel (Giulia Gayoso) vai ficar muito perto de perdoar Luísa (Mariana Ximenes) na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador" após ter expulsado a condessa da Quinta depois que descobriu a relação da nobre com seu pai, Pedro (Selton Mello). E quem consegue convencer a princesa de fazer as pazes com Luísa é o filho dela, Dominique (Guilherme Cabral). As cenas vão ao ar neste sábado (29) na trama das seis, que chega ao fim dia 4.
O rapaz resolve ajudar a mãe, autora do incêndio que destruiu o jornal "O Berro" e as provas da relação dela com o imperador, ao ouvir conversa de Luísa com Justina (Cinnara Leal). "E a princesa Isabel, vocês já conversaram?", pergunta, ouvindo depois um desabafo da nobre.
"Está muito magoada. E eu... Amo tanto Isabel, como se fosse minha filha. Quando me lembro da maneira como ela me expulsou, as coisas que me disse, a raiva... Isabel tão meiga e de repente... Mandei uma carta para ela tentando contato, mas nada", se lamenta a viúva no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão" a partir do dia 7.
A mulher de Guebo (Maicon Rodrigues) tenta confortar a nobre. "Com o tempo ela vai acabar cedendo", diz. "Estou rezando por isso. Mas nada alivia minha dor. E dói, dói muito", prossegue Luísa. Depois de um tempo, finalmente Dominique irá atrás da princesa, autora da Lei Áurea em 1888. "Princesa Isabel! Preciso muito conversar com a senhora", fala o órfão de pai.
Em outra cena, os jovens surgirão em uma confeitaria dando sequência à conversa. "Não quero atrapalhar, por isso serei direto. Minha mãe está sofrendo por minha causa. Por ciúme e raiva dela eu me aproximei do Tonico Rocha (Alexandre Nero). Acabei falando coisas que não devia. Assim ele tomou conhecimento daquelas cartas", confessa, surpreendendo a princesa.
"Durante muito tempo senti ciúme, achei que minha mãe gostava mais de vossa alteza e da sua irmã (Leopoldina, Bruna Griphao) do que de mim. Acreditei ter sido abandonado por causa de vocês. Mas agora compreendo que estava errado. Ela ama vossa alteza como se fosse uma filha, mas isso não diminui o amor que ela sente por mim", fala o rapaz.
Mais uma vez, Isabel fica sem entender muito. "Hoje eu aceito dividir o amor da minha mãe com a senhora. Não tenho irmãos, mas acho que é assim que funciona. Uma mãe é capaz de amar todos os filhos", explica o filho de Luísa, emocionando a princesa.
"Eu vi como a mamãe ficava feliz ao receber uma carta sua. Fazia o dia dela se tornar especial. Ela está sofrendo muito por ter magoado você. Por isso estou aqui para pedir que a perdoe, como eu a perdoei também", afirma o rapaz, porém Isabel parece irredutível.
"A condessa traiu a minha confiança", dispara. Porém, Dominique insiste. "Ela errou, eu sei. Mas eu também, e isso me fez perceber que todo mundo pode falhar. A princesa nunca errou? Nunca mentiu? Nunca teve um sentimento ruim por uma pessoa que ama?", reforça o filho da condessa fazendo Isabel chorar e refletir sobre seus atos.