Uma mudança nos roteiros vai marcar os próximos capítulos da novela "Nos Tempos do Imperador", que chega ao fim na sexta-feira da semana que vem (4). A princípio, Teresa (Letícia Sabatella) era quem colocava fogo no jornal "O Berro" para impedir a publicação das cartas de amor de Luísa (Mariana Ximenes) e Pedro (Selton Mello). Além disso, o incêndio destrói ainda as missivas que a condessa e o imperador trocaram.
Porém, segundo o colunista Daniel Castro, a trama das seis gravou cenas alternativas e a identidade do incendiário foi alterada. Se nada mudar de novo será a própria Luísa quem colocou fogo na empresa do vilão. As cenas do incêndio no prédio de "O Berro" irão ao ar nesta noite (27). Pouco antes, Isabel (Giulia Gayoso) se revolta com o pai ao descobrir que ele traiu a mãe, tem uma crise de choro e expulsa a condessa da Quinta.
A alteração teria sido provocada por uma possível insatisfação de Alessandro Marson e Thereza Falcão em frente ao vazamento de notícias a respeito do folhetim, que dará lugar a "Além da Ilusão" a partir do dia 7.
No novo roteiro, Tonico procura Luísa revoltado com a destruição das provas do caso da condessa com o imperador e lhe acusa de ser a criminosa, o que ela nega. Dominique (Guilherme Cabral) defende a mãe e dá uma surra no vilão, a ser baleado durante fuga na semana final do folhetim de época.
Na sequência, ao invés de Teresa assumir o crime em conversa com Pedro quem o faz é Luísa. Se fui eu? Claro que sim. Fui eu quem incendiou o jornal de Tonico Rocha", admite a viúva, surpreendendo o filho de D.Pedro I (Caio Castro): "Não acredito que você foi capaz de fazer isso!".
"Eu tinha que evitar o pior. Não me orgulho do que fiz. Mas não vi outra saída. Tudo aconteceu por minha culpa. Perdão", completa Luísa na trama de época, uma sequência de "Novo Mundo" (2017).
Ainda na reta final do folhetim das seis, o ditador paraguaio vai receber uma carta de Caxias (Jackson Antunes) exigindo sua redenção durante a guerra, porém rejeita. "Quem ele pensa que é para exigir uma coisa dessas? Que eu deponha as armas e me renda. Se Caxias escreveu isso, é porque estão se sentindo ameaçados! Vou escrever a minha resposta a ele: rendição jamais!", assegura.
A sua decisão deixará Elisa (Lana Rhodes) desesperada. "Quero continuar viva! Com você vivo também! Faça isso por nós!", suplica sem sucesso.