José Alfredo (Alexandre Nero) simulou sua própria morte na novela "Império", mas agora que todos começam a descobrir a mentira ele está correndo real risco de vida. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) verá uma foto do Comendador vivo no celular de Cora (Marjorie Estiano) e mandará seus capangas darem um fim no homem de preto.
Tudo começa quando Cora segue Cristina (Leandra Leal) e descobre que José Alfredo está escondido na casa de Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). A víbora invade o apartamento da ruiva e usa o seu celular para fotografar o grande amor de sua vida, para quem se guardou virgem. Depois, chantageia o Comendador com o clique, em troca de uma noite de sexo. Irritados, ele e Maria Isis saem do apartamento com a ajuda de Josué (Roberto Birindelli). Pouco depois, capangas invadem o local à procura do dono da Império das Joias e acabam levando o celular de Cora.
O líder do grupo mexe no aparelho e encontra a foto de José Alfredo. Imediatamente ele liga para Fabrício Melgaço e conta o que tem em mãos. Em outra cena, o celular aparece com Maurílio, que comemora com o próprio Fabrício: "Olha quem está aqui... Pensei que nunca mais ia ver essa barba desbotada. Ainda bem que a foto caiu na nossa mão, aí não tem perigo de divulgarem antes. Quando chegar a hora certa, deixa comigo". E em seguida, completa, em uma conversa misteriosa ao telefone: "Vou despachar (a foto) para todo mundo e provar que ele está vivo. Isso, se você não conseguir matar o infeliz antes, né?".
Comendador descobre que verdadeiro Maurílio está morto
José Alfredo resolveu investigar o passado de Maurílio e descobriu que o verdadeiro filho de Sebastião Ferreira está morto. Quem disse isso foi dona Jesuína (Laura Cardoso), a quem o Comendador foi procurar em São João Del Rey, Minas Gerais. A senhora contou ainda que foi Fabrício Melgaço quem ajudou a transportar o corpo de seu filho do Rio para Minas, para ser enterrado ao lado do pai. Dias depois, durante sua viagem para a Suiça, Cristina também descobriu que foi Fabrício quem roubou o dinheiro da conta do pai.
Mas dona Jesuína, na verdade, não foi tão sincera como o Comendador imaginou. Logo depois que ele foi embora, ela deu um telefonema misterioso e contou: "É Jesuína, a mãe de Maurílio! Eu sei, você disse que eu só devia ligar em caso de urgência, mas acho que é urgente, sim. Veio um homem aqui querendo saber notícias do meu filho... Não, ele não disse o nome, mas eu ouvi o motorista chamar ele de... De que, mesmo? Comandante? Não... Ah! Foi isso mesmo que você falou: Comendador. Mas eu fiz tudo como combinamos".