A identidade de quem roubou o Comendador (Alexandre Nero) e a Império das Joias está próxima de ser descoberta pelo homem de preto e sua filha adotiva, Cristina (Leandra Leal). De acordo com a coluna "Telinha" do jornal "Extra" desta segunda-feira (12), além de ler o nome de Fabrício Melgaço no documento que comprova a morte do verdadeiro Maurílio, Cristina também vai ler este nome em uma lista que conseguiu no banco da Suiça de onde o dinheiro de seu pai desapareceu.
Tudo começa quando José Alfredo acompanha o seu fiel escudeiro Josué (Roberto Birindelli) a uma viagem para São João Del Rey, em Minas Gerais, para investigar o passado de Maurílio. Lá encontra sua mãe, dona Jesuína (Laura Cardoso), que garante que pai e filho, Sebastião Ferreira e Maurílio, estão enterrados lado a lado no mesmo cemitério da cidade. Ao ver as fotos de ambos, o Comendador constata que assim como o biólogo não é o verdadeiro Maurílio, Sabastião Ferreira também não é o homem que o ajudou no passado.
E mais: dona Jesuína lhe conta que o tal Fabrício Melgaço pagou todo o traslado do corpo de Maurílio de volta para Minas Gerais, onde foi enterrado. Ainda mais desconfiado, o Comendador manda Cristina ao banco onde ele tinha sua conta na Suíça para tentar descobrir quem fez a transferência de toda a sua fortuna. Ao chegar lá, a sobrinha de Cora (Marjorie Estiano) conversa com Adelaide Siqueira, gestora das contas dos brasileiros.
Funcionária do banco lembra de caso com Comendador e ajuda Cristina
Quando Cristina já está achando que sua viagem foi em vão, ela é ajudada por Adelaide. "É claro que vocês sabem quem foi o responsável por essa transferência descomunal de dinheiro da conta da Império... que aliás, não foi uma transferência comum... com todo o respeito, eu chamaria isso de um roubo pelo qual o banco deve se responsabilizar", diz a jovem, irritada.
"Não segundo os documentos que nossos correntistas assinam quando abrem uma conta aqui no banco... Que se limita a um número e uma senha, e nada mais que as identifique. Com uma única desvantagem: permite que qualquer pessoa na posse deste número e desta senha movimente a conta... E transfira o dinheiro para uma outra conta em qualquer parte do mundo. Como foi o caso das contas da Império", explica a funcionária.
Adelaide, no entanto, olha para a estátua de um tucano de pedras preciosas em sua mesa e chama Cristina de volta. Com um tom de voz mais baixo ela revela: "Conheci bem o seu pai, como já te disse, e tenho boas lembranças dele. (aponta o tucano) Foi ele quem me trouxe isso. Disse que era uma lembrança dele, do Brasil... e do que vivemos... Pois em nome do que ele representa pra mim, vou te dizer algo que não deveria abrir pra ninguém, mas em toda regra existem exceções: a transferência do dinheiro nas contas da Império não foi feita online, a quantia era alta demais pra isso... Ela foi feita aqui... pessoalmente".
Nome de Fabrício Melgaço aparece mais uma vez na vida do Comendador
E é então que Adelaide entrega a Cristina um papel e explica: "Não posso te dar nenhuma imagem, que fica a cargo da firma de segurança do banco. Mas posso te dar a lista das pessoas que entraram aqui na agência no dia dessa transferência. E adianto que nela só tem o nome de um brasileiro".
Agradecida, a substituta de José Alfredo no comando da Império liga para o pai e dá a notícia: o nome que ele está procurando é o de Fabrício Melgaço. "Não, minha filha, não o conheço, mas é a segunda vez que esse nome me aparece hoje... Fabrício Melgaço, definitivamente, parece envolvido na minha história e sempre com uma participação importante... Embora eu não tenha a menor ideia de quem seja ele, na certa, esse sujeitinho é o responsável por toda minha desgraça... e eu vou descobrir de quem se trata, pode apostar que vou", sentencia.
Por questionar todo o tempo de onde vem a fortuna que Maurílio ostenta, Cristina já está na mira do biólogo. Em uma conversa secreta por telefone, o biólogo dispara: "Aconteceu um pequeno incidente de percurso. Não, nada a ver com a Marta, é com a Cristina, a bastardinha", inicia ele. "Ela está se tornando cada vez mais inconveniente e eu quero que você me diga como eu devo agir pra tirar essa xeretazinha, de uma vez por todas, da jogada... Eu quero dar um fim nela!".