Novela "Gênesis": grávida, Sara (Adriana Garambone) vai ser novamente salva por Deus enquanto estiver prisioneira do rei Abimeleque (Leonardo Franco), que terá se encantado por ela. Após enviar uma praga no Egito para impedir o casamento dela com o faraó, o Criador castiga as mulheres de concubinas do soberano fechando seus úteros. Assim, o pai de Omar (Vitor Figueiredo) devolve a hebreia ao marido, Abraão (Zé Carlos Machado), antecipa o colunista Daniel Castro.
Um pouco antes, o rei tenta levar Sara para a cama, porém fracassa porque o filho revela na "hora H" que ela é casada. Quem fará a revelação a Omar é Leora (Clara Galinari), a essa altura apaixonada pelo "plebeu". Mesmo assim, Abimeleque vai manter a hebreia, irmã de criação de Adália (Carla Marins), presa em seu harém. Como punição, Deus faz com que as grávidas de Gerar ultrapassem os nova meses de gestação, fato que lhes causa dores horripilantes.
Assim como fez com Khen (Pérola Faria), Sara vai se aproximar de uma das mulheres do rei, no caso Íris (Isabel Wilker), que estará no 12º mês de gravidez. "Já viu isso alguma vez em toda a sua vida de parteira? Um ano inteiro grávida! E meu filho não nasce. Tira esse bebê de dentro de mim", suplica. "Tentamos fazer isso e não deu certo. É como se o ventre tivesse fechado, o bebê não saiu", responde a filha bastarda de Terá (Angelo Paes Leme/Júlio Braga).
Como? Sabia que tem uma esposa do rei e uma serva que também estão grávidas de dez meses? Quirá (Sula Miranda) fez todos os rituais ao deus Dagom e nada até agora. Só pode ser uma maldição", reage Íris. Um pouco depois, Sara revela ao marido o fenômeno. "Tem algo estranho que pode mudar tudo. As mulheres do palácio não estão parindo. Todas as grávidas não conseguem ter os filhos. Eles teimam em ficar no ventre", relata.
Logo, o pai de Ismael (Henrique Camargo), jovem disposto a matar Massá (Marcos Winter) suspeita se tratar de intervenção divina. "Não saem? Será que é uma nova praga?", pergunta. Dividida em sete fases, "Gênesis" reúne mais de 250 atores no elenco e atualmente mostra a quinta etapa. As próximas serão Jacó e José do Egito.
Enquanto isso, na outra ponta da trama, Paltith (Polliana Aleixo) vai se desesperar com o fim de Sodoma. A filha de Ló (Emílio Orciollo Netto) decide embebedar o próprio pai para, em seguida, transar com ele. Ao se ver grávida, teme que a gestação não vingue e convence a irmã, Tamires (Debora Ozório) a fazer o mesmo.