Judá (Thiago Rodrigues) vai revelar a Onã (Caio Veagati) que ele irá se casar com Tamar (Juliana Xavier) na novela "Gênesis" após a morte de seu irmão mais velho, Er (Tiago Marques). Isso ocorre porque o rebelde não terá tido filhos com a jovem, a quem dará uma surra de cinto durante discussão. A trama bíblica está em sua reta final e deve se despedir na primeira quinzena de novembro.
Judá decide casar Er com Tamar como forma de colocar o primogênito nos eixos após ele se envolver com prostitutas. Porém, o tiro sai pela culatra e o irmão de Onã não se ajeita. Depois da morte do filho, o pastor revela à mulher, Muriel (Rhaisa Batista), que seguirá a lei do levirato. Em seguida, conta a novidade para Onã.
"Como o Er faleceu antes que pudesse engravidar Tamar, e ela ficou sem herdeiros, é o costume que um dos irmãos a tome como esposa e tenha um filho em nome do marido falecido", explica o filho de Jacó (Petronio Gontijo) para consentimento do filho e de Tamar, com quem acaba se relacionando.
"Eu decidi já casar vocês dois", completa Judá para espanto do futuro casal. Nisso, Onã até tenta argumentar dizendo que o casamento seria precoce. "Mas o luto nem acabou. A Tamar com certeza ia preferir esperar", alega o irmão de Er e Selá (Guilherme Seta).
A decisão do sogro e futuro pai de seus filhos fica confusa com a novidade. "Realmente é muito cedo, eu mal... foi tudo tão rápido... eu...", diz. Nisso, Judá quase recua em sua decisão. "É importante pra você, Tamar, pra você não ficar desamparada no futuro. É importante pra mim e pra Muriel também ter um descendente do nosso filho. Mas se você quiser esperar um pouco mais, a gente espera", afirma.
Só que Tamar acaba concordando com o novo casamento e sendo avisada que a cerimônia ocorrerá naquele mesmo dia. "Como você sabe Onã, o primeiro filho que vocês tiverem não vai ser seu, mas sim do Er e ele vai herdar tudo o que o seu irmão herdaria. Já, os outros filhos que vocês tiverem, serão seus", explica o filho de Jacó.
No último capítulo da trama épica o público vai saber o desfecho de Lúcifer (Igor Rickli), único personagem que atravessou todas as sete fases (Adão e Eva, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José). O tinhoso tenta até invadir disfarçado a festa que José (Juliano Laham) promove para a família, porém acaba desmascarado por anjos. Acuado, o vilão parte em disparada em sua última cena.