Judá (Thiago Rodrigues) vai reconhecer seus erros e pedir perdão a Deus (voz de Flávio Galvão) na novela "Gênesis". Isso ocorre pouco antes do pastor se reencontrar com José (Juliano Laham) no Egito. A conversa de Judá com o Criador ocorre quando Canaã passar a ser atingida pela seca que durou sete anos. A essa altura, ele já terá descoberto que engravidou Tamar (Juliana Xavier), sua nora.
O roteiro pede que Judá ande de cabeça baixa pelo acampamento do pai um tanto angustiado sem saber o que fazer até se entregar ao choro. Ele então olha para o céu estrelado e lembra para si a promessa que ouve de seus antepassados. "A tua descendência será como as estrelas do céu", diz.
O viúvo de Muriel (Rhaisa Batista) segue contemplando o céu até que, em lágrimas, se volta para Deus. "Deus de meu pai... Deus de Abraão... Eu sei que o senhor não tem motivos pra me ouvir. Eu errei. Ainda que a minha maldade pudesse ser perdoada... eu não tenho como consertar... mudar o mal que eu causei", admite.
"Mas não por mim e sim pela promessa que o Senhor fez a Abraão (ZeCarlos Machado) e ao meu pai... nos ajuda... salva o nosso povo", pede. "Eu não sei o que fazer. Eu não sei...", prossegue.
O texto indica para Judá chorar de forma amarga até que resolva cessar com as lágrimas. "Ele apoia as mãos nas pernas, respirando fundo, tentando se recompor. É quando algo chama a sua atenção. É o selo do seu pai", pede o script. Nesse momento, ele se recorda da conversa que teve com a mãe, Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista/Ingra Lyberato).
Já no dia seguinte e em sua tenda, Judá quase tem uma discussão com o irmão Rúben (Felipe Cunha) quando o primogênito de Jacó fala de sua aproximação com Tamar. "Eu não tenho esse tipo de relacionamento com a Tamar e você sabe muito bem disso", reprova.
"Em minha defesa, eu não sei de nada. Na verdade, ninguém sabe nada da sua vida. Você não conversa com ninguém. Sempre fechado, na sua", rebate Rúben, mostrando-se sincero em seguida ao pedir desculpas e dizer que sentiu sua falta.
Na conversa após ficarem presos no Egito a mando do governador, Judá afirma ser a hora deles revelarem ao pai que José foi vendido como escravo, mas é impedido por Rúben. "Não aguento mais mentir, enganar, fugir. Não aguento mais fingir pro pai, nem fingir pra Deus", afirma o viúvo.
"É, meu irmão, Deus viu o que a gente fez. O que você acha que vai acontecer com a gente se continuar sustentando essa maldade?", prossegue o pastor, sendo interrompido por Diná (Giovanna Coimbra), que lhes avisam que Jacó está esperando por eles.
É bom ressaltar que nessa parte da trama, Simeão (Igor Cotrim) estará preso no Egito após José, sem se revelar ainda, ordenar aos irmãos que busquem Benjamin (Marcos Bessa) e o levem para as terras de Sheshi (Fernando Pavão) deixando no cárcere um deles.