Novela "Gênesis": Asenate (Letícia Almeida) vai humilhar José (Juliano Laham) ao encontrar o filho de Jacó (Petronio Gontijo) na área dos servos da casa de Potifar (Val Perré). "Você é apenas um escravo, por acaso não sabe tratar os seus superiores como se deve?", questiona a jovem a ser castigada pelo pai por tentar se deitar com Teruel (Amaurih de Oliveira). Originalmente, as cenas faziam parte do capítulo 126 da trama da Record TV, que nesta noite (13) mostra o de número 170.
Apesar de um primeiro encontro com direito a encanto, a relação Asenate-José logo azeda e ele é destratado com rigor pela filha de Pentephres (Nando Cunha) assim que o escravo for promovido por Potifar. "Agora você tá ainda mais perto de conseguir sua liberdade!", comemora Abumani (Dudu de Oliveira) um pouco antes de deixar o local e Asenate surgir.
"Ela sorri timidamente para ele, o olha como fez no dia em que o viu pela primeira vez entre os tecidos, faz que vai dizer algo, mas José não se atina e a corta antes", pede o texto da trama que exibe a sétima e última fase. "Se quiser eu aviso que você tá procurando por ele. Não precisa ficar aqui na área dos servos esperando", diz o irmão de Judá (Thiago Rodrigues), este prestes a deixar o acampamento de Jacó.
A jovem se irrita e tenta chamar a atenção de José. "Levante-se. Não terminei de falar com você. Eu faço o que eu quiser. E se eu quiser ficar, eu fico. Não é um escravo que vai me dizer o que devo ou não fazer", dispara, chocando o escravo: "Peço que me perdoe, senhora".
"Eu não sou senhora! Você é apenas um escravo, por acaso não sabe tratar os seus superiores como se deve?", completa ficando ela mesma sem jeito com a própria fala. "Espero que saiba o quanto você é desagradável", prossegue antes de ir embora.
O final da fala é ouvido por Abumani, que retorna ao local. "O que você fez pra ela?", quer saber o amigo deixando José sem reação. "Vai saber", finaliza o filho mais velho de Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre).
Já o palácio de Sheshi (Fernando Pavão) vai ser tomado pelo luto com a morte de sua irmã, Amarilis (Marianna Alexandre). A jovem perde a vida ao ser envenenada. "Você precisa abrir os olhos, pequena. Precisa acordar", pede, aflito, o faraó ao acordar e ver que, aparentemente, a irmã segue em coma. Porém logo ele percebe que Amarilis está morta e, em vão, a chama, desesperado.