Na reta final da novela "Gênesis", José (Juliano Laham) volta a se dizer inocente para Potifar (Val Perré) diante da acusação de abuso sexual a Neferíades (Dandara Albuquerque), a ser castigada quando suas relações extraconjugais vierem à tona. Roteiro da trama bíblica obtido pelo Purepeople mostra que o escravo será surpreendido pela chegada do seu antigo dono quando estiver limpando a prisão.
Quando estiverem frente a frente, o coronel questiona ao filho de Jacó (Petronio Gontijo), com quem se reencontra só no último capítulo. "É verdade que o Teruel (Amaurih de Oliveira) te colocou como administrador do cárcere?", indaga para um José que confirma com a cabeça. "Vem comigo", pede Potifar sem entrar em detalhes sendo seguido pelo servo, receoso.
Vale lembrar que José a essa altura terá se recusado a fugir em um plano de Lúcifer (Igor Rickli) irritando o vilão e ouvido de Deus (voz de Flávio Galvão) em sonho que todas as dificuldades que vem enfrentando possuem um propósito maior.
Logo, Potifar chega com José a uma espécie de "escritório" da prisão. O script pede que o local esteja muito empoeirado e bagunçado como se há muito tempo ninguém pisasse ali. Ao se sentarem, os dois retiram o pó das cadeiras e o general lembra a não fuga do hebreu.
"Eu soube que um prisioneiro fugiu uns dias atrás. E que você também teve a chance, mas não fugiu", diz o marido de Neferíades, responsável por toda mentira acerca da acusação envolvendo o escravo, querendo saber o porquê. "Porque eu entrei aqui inocente de um crime. Não quero me tornar culpado de outro", responde o criado, futuro governador do Egito.
Ainda na trama bíblica dividida em sete fases, Potifar estranha o comportamento do prisioneiro. "Então você ainda sustenta a versão de que não atacou a minha mulher?", pergunta o oficial. "Sim, eu não fiz isso", responde, firme, José.
E Potifar segue insistindo: "Então por que ela te acusou? Por que ela tinha a sua roupa com ela?". José nada fala dessa vez, mas indica com sua expressão que há algo que não possa revelar. "Responde", pede, calmo, o general.
"Isso o senhor tem que perguntar à senhora Neferíades", afirma o filho de Jacó. "Eu não sei porque ela me acusa de ter tentado... Eu não fiz nada disso. Talvez, talvez por vingança", fala hesitando e deixando Potifar sem nada entender: "Vingança?".
"José não diz nada, só olha para Potifar querendo que ele entenda sem que ele precise falar. Potifar entende a mensagem, mas finge que não, disfarçando", indica o texto da novela que reúne estreantes entre seus 400 atores. "Você tá dizendo que a minha mulher mentiu, é isso?", quer saber.
Por fim, o general encurrala José. "O senhor conhece a sua esposa. Só o senhor pode julgar porque ela tá fazendo isso", diz. Mas Potifar "entende" que Neferíades se queixou dos serviços do hebreu e afirma que não pode tirá-lo da cadeia.
"José, você foi acusado diante de testemunhas. Todas as evidências apontam pra você. O servo confirma que você estava em casa quando Neferíades gritou. Ela tinha a sua roupa com ela. Eu não tenho como inocentar você sem culpar alguém", alega o comandante.
Inconformado, José é firme. "O senhor não tem como me inocentar sem culpar a sua esposa, é o que senhor quer dizer, não é? Então o senhor vai me deixar ser morto? Vai me deixar pagar por um crime que eu não cometi?", pergunta ele recebendo a garantia que por ora seguirá vivo.