Na novela "Gênesis", Lúcifer (Igor Rickli) voltará a aparecer e fará José (Juliano Laham) acreditar que seu pai, Jacó (Petronio Gontijo) está morto. O reencontro entre eles só acontecerá porém nos últimos capítulos quando o patriarca chegar ao Egito com a família. Primeiro quem cai na farsa é Abumani (Dudu de Oliveira), que repassa a falsa informação ao amigo, prestes a se tornar governador local.
"Que foi, Abu? Por que você tá com essa cara?", pergunta o protagonista da atual fase, a última das sete da trama bíblica. Longe de um soldado, o cuxita passa a relatar o que houve. "Você conhece um lugar em Canaã chamado Dotã ou Siquém? O nome do seu pai é Israel e você tem onze irmãos. O mais novo chama Benjamin", diz Abumani deixando José com suspeita.
"Sim, mas não lembro de ter te contado esses detalhes. Fala de uma vez por que você tá assim?", retruca o hebreu. Com cautela, Abumani cita a conversa com Lúcifer. "Eu encontrei um homem de Canaã aqui em Avaris... Um escravo que tava pra ser vendido", fala. "E o que ele disse? Ele conhece o meu pai?", questiona José.
"Abumani receoso de responder. José não se aguenta de expectativa, apreensivo e excitado ao mesmo tempo com a possibilidade de ter notícias de sua família", pede o texto obtido pelo Purepeople. "Ele disse que... que seu pai... tá morto", dispara o cuxita após um momento de hesitação.
A notícia choca José, que quer saber mais detalhes. "Ele disse que há um tempo... Parece que não resistiu depois da morte de um dos filhos", afirma Abumani. "Ele acreditava que você tinha morrido...", prossegue o cuxita provocando lágrimas no amigo, responsável por desvendar os sonhos de Sheshi (Fernando Pavão).
"Então foi isso que meus irmãos disseram pra ele... que eu morri...", deduz José deixando o amigo sem reação. "Eu posso ficar aqui com você, se", aponta, mas o hebreu rejeita. "Vai... não vai adiantar nada você ficar aqui. Amanhã a gente conversa", pede o irmão de Judá (Thiago Rodrigues).
Ainda no folhetim, Herit (Yana Sardenberg) vai sofrer com a prisão do marido, Shareder (Paulo Verlings), acusado de tentar matar envenenado o faraó. A mocinha procura Potifar (Val Perré) e relata algo que Shareder lhe contou.
"No dia da audiência com o faraó, Atarum (Sacha Bali) pediu que Shareder provasse o pão de mel somente de um determinado lado. Shareder achou estranho, mas Atarum disse que tinha pouco recheio e era pra ele deixar o lado mais gostoso pro faraó", diz. Depois disso, fica comprovada sua inocência, mas a felicidade do casal dura pouco e Herit decide se separar.