Na novela "Gênesis" , a morte de Amarilis (Marianna Alexandre), vítima de envenenamento, vai deixar o faraó Sheshi (Fernando Pavão) sem chão e atortoado. As cenas que envolvem o pós-falecimento de sua irmã deveriam ocupar praticamente todo o capítulo 126, mas a Record TV vem fazendo edições e esticando a trama no ar - nesta noite (14) irá ao ar o de número 171. "Iniciem o processo de mumificação. Que seja decretado em todo Egito, 30 dias de luto", ordena o Hórus Vivo, anteriormente quase vítima de atentado.
"Preparem o cortejo e tudo o que for necessário", reforça o faraó, devastado, para Amarilis, que chega a ficar em coma após ingerir o veneno. A partir daí, a novela bíblica passa a exibir várias cenas rápidas. Entre elas, a população sabendo da morte de Amarilis, o seu corpo sendo preparado para ser mumificado e envolto em um tecido, e José (Juliano Laham) orientando os servos na área da piscina da casa de Potifar (Val Perré).
A sequência é costurada por um discurso de Menkhe (Renato Rabelo). "Em todos os desafios, as grandes vitórias só vêm depois de muita insistência. Essa é a batalha do aprendizado, a qual se ganha aquele que perde, porque é na persistência que se aprende...", fala.
Também nessas cenas, Herit (Yana Sardenberg), que se tornou confidente de Asenate (Letícia Almeida) quando esta foi castigada pelo pai, descobre a morte da irmã do faraó, e não esconde o abatimento no folhetim bíblico que exibe a última das sete fases.
Após um mês, Pentephres (Nando Cunha) avisa que o período de luto acabou, mas que Sheshi segue sem reagir à perda da irmã. "(As coisas estão) Nada boas. O faraó se isolou desde a morte da irmã, come muito pouco, ninguém sabe muito como agir ao redor dele", avisa para a mulher, Selemina (Kacau Gomes) para a surpresa dela.
E o sacerdote acrescenta sobre a investigação. "Potifar continua na busca incansável, mas não encontrou nada que aponte um culpado. E Adurrá (ator não divulgado), coitado, está quase passando para o mundo dos mortos sem um padeiro e copeiro-mor. Resumindo: A coisa tá feia lá... Mas agora, quem sabe com o fim do luto tudo não começa a voltar pro lugar...", completa.
E quem tenta também tirar Sheshi do luto é Merianat (Samia Abreu), uma de suas mulheres. "Você precisa sair um pouco, Sheshi. Todos no palácio sentem a falta de seu Faraó", responde ela quando o faraó diz não querer ver ninguém. "É porque a sua atenção não tem estado no lugar certo. Mas estou aqui pra te consolar. Eu sei do que você precisa", frisa Merianat partindo para "consolar" o marido após ele ceder.