Na novela "Gênesis", o faraó Sheshi (Fernando Pavão) vai ser alvo de um ataque durante a festa de sua coroação no Egito. O soberano escapa da morte e ainda consegue evitar que uma de suas mulheres seja morta à flechada, antecipa o Purepeople. As cenas vão ao ar na semana que vem ao mesmo instante em que Jacó (Petronio Gontijo) lamenta a "morte" de José (Juliano Laham).
Na cerimônia, o "Hórus Vivo" luta contra um touro e sai vitorioso para delírio de seus súditos. "Vida longa ao Faraó Sheshi!/Viva o deus entronizado!/Os seus servos te saúdam, óh grande Horus vivo!/Saúde e vigor ao amado de Amom", bradam nobres e plebeus ao irmão de Amarilis (Marianna Alexandre). Mas logo em seguida a tragédia quase acontece.
"Potifar (Val Perré) olha na direção em que Teruel (Amaurih Oliveira) estava, mas não o encontra. Potifar o busca com os olhos, mas sem sucesso. É quando Sheshi se direciona ao camarote das esposas - Kamesha (Kizi Vaz) e Merianat (Samia Abreu) -, e Potifar volta sua atenção para o Faraó, acompanhando-o", pede o roteiro.
Nisso, Sheshi parte para um beijo em Marianat, porém o casal é surpreendido por uma flecha que passa no meio deles. Uma serva que está atrás do faraó e da rainha é atingida no peito mortalmente. O texto da trama bíblica pede para o "Hórus Vivo" se assustar com o atentado e quase ser atingido por uma segunda lança.
"Sheshi, rápido, empurra Merianat e a flecha acerta o braço da grande esposa real, que cai por conta do empurrão de Sheshi, que a salvou. Potifar percebe o perigo e dispara na direção de Sheshi para protegê-lo. Vários soldados fazem o mesmo, cobrindo a área do camarote. Merianat desmaia", indica o script.
"Escoltem o Faraó e a família real pra um lugar seguro!!!", ordena Potifar. De prontidão, Merianat é carregada no colo por um dos soldados. Enquanto isso, o homem que está atentando contra o faraó é descoberto em cima de um muro e passa a ser perseguido por Potifar e outros quatro aliados.
O fiel escudeiro de Sheshi pega uma flecha das mãos de um soldado sem parar de correr e atira no homem que atentou contra o faraó matando o algoz do "Hórus Vivo".
Ainda nos próximos capítulos, José será vendido pelos irmãos como escravo a um grupo de mercadores, revoltando Rúben (Felipe Cunha), que não participa do plano. Os irmãos inventam que José foi atacado e morto por uma fera, porém não convencem Diná (Giovanna Coimbra).
Por sua vez, Jacó acredita na versão contada pelos herdeiros e pede ao primogênito que encontre o corpo do rapaz. Sem alternativa e mantendo a farsa, Rúben concorda.