Novela "Gênesis" vai encerrar sua quarta fase com uma série de mortes, incluindo a do rei de Ur, Ibbi-Sim (Felipe Roque). Mas haverá espaço também para momentos de felicidade protagonizados por Abraão (Vitor Novello), que irá se casar com Sarai/Sara (Adriana Garambone), sua meia-irmã. As cenas estão previstas para irem ao ar dia 26, quando a fase "Ur dos Caldeus" chega ao fim e a quinta, "Abraão", começa.
Apaixonado pela filha de Terá (Angelo Paes Leme) e Danina (Laura Kuczynski), morta no parto, o primogênito dele custou a se declarar à jovem criada como herdeira por Iafa (Thais Belchior), a leal serva de Amat (Branca Messina), e Lamassi (Gustavo Falcão). Depois encarou a descoberta de ambos terem o mesmo pai, genitor ainda de Harã (Ricky Tavares) e Naor (Daniel Blanco).
Para piorar, o primogênito de Terá perderá tal posto para Harã. Mas tudo isso não será obstáculo para o amor entre Abraão/Abrão e Sarai/Sara, futuros pais de Isaque (Guilherme Dellorto), avós de Jacó (Miguel Coelho) e Esaú (Cirilo Luna) e bisavós de José (Juliano Laham), personagem a ser retratado na última fase.
Um pouco antes do esperado casamento, o filho mais velho de Amat (Branca Messina) tem seu primeiro dia de trabalho sem ser nos negócios do pai. Com o tempo, o futuro marido de Sara/Sarai cada vez mais agrada ao patrão e decepciona Terá. Nesse meio tempo, a família é abalada com a morte de Harã e Abraão/Abrão resolve cuidar do sobrinho Ló (Pedro Burgarelli quando criança e Emilio Orciollo Netto na fase adulta).
E no final de tudo isso, Abraão/Abrão e Sara/Sarai se tornam marido e mulher. Deus (voz de Flávio Galvão) observa tudo e anos depois cumprirá Sua promessa de fazer dele o pai de uma grande nação, embora só conheça a paternidade em idade já avançada.
Com mais de 100 personagens no elenco - alguns são vividos por até três atores diferentes, o folhetim bíblico da Record TV tem agora em Shakia sua atual vilã, uma assassina em série. Em entrevista ao Purepeople, Jéssika Alves, sua intérprete, disse compreender o desejo de vingança da sacerdotisa, mas ponderou.
"Ela tem muitos motivos para ser uma pessoa vingativa. Mesmo eu achando que a Shakia poderia ter tomados outras atitudes, consigo entender a sua revolta diante das suas descobertas", contou a atriz curitibana de 29 anos.
(por Guilherme Guidorizzi)