Ivana (Carol Duarte) vai enfrentar muito preconceito na novela "A Força do Querer" depois de se reconhecer como pessoa transgênero. Além da resistência enfrentada dentro da própria casa com Joyce (Maria Fernanda Cândido), que cogita internar a filha, a jovem será encurralada por homens na rua por estar usando roupas masculinas. Apesar do susto e das humilhações, ela se livra de ser violentada fisicamente com a ajuda de Nonato (Silvero Pereira), que afasta os agressores.
As cenas começam a ir ao ar na semana que vem no folhetim de Gloria Perez exibido pela primeira vez em 2017. Decidida a fazer a cirurgia para mudar de sexo, Ivana toma a primeira iniciativa para realizar sua "travessia", como nomeou, e compra bonés e roupas largas masculinas para mudar o visual.
As novas aquisições da filha de Joyce e Eugênio (Dan Stulbach) deixa a socialite horrorizada. "Você comprou essa roupa? É uma festa à fantasia, é isso? Você não vai sair desse jeito, você está ridícula, Ivana", opina a mulher que não larga os sapatos de salto nem mesmo para bater na rival Irene (Débora Falabella).
A jogadora de vôlei responde à mãe, afirmando que se sente ridícula ao usar as roupas femininas que ela impõe e Joyce perde o controle: "É pra me agredir que você faz isso". E ao andar na rua com a aparência masculina, a irmã de Ruy (Fiuk) é observada e fica envergonhada ao ouvir comentários a seu respeito. "Ih, ó lá, aquilo é mulher, cara", aponta um homem.
"Que sem-vergonhice é essa?", questiona outro. Ivana, irritada, grita pedindo que lhe deem passagem, mas os agressores ficam ao seu redor, rindo e debochando dela. "Aí, cadê a macheza?", provoca um dos rapazes. Ao perceber o que se passa com Ivana, Nonato, que já foi vítima de homofobia, enfrenta os homens para defendê-la. "Que covardia é essa?", grita. Apesar de ser empurrado pelos criminosos, o transformista os enfrenta e consegue espantá-los.
Vendo o choro da jovem, o motorista a abrace e tenta fazer com que ela se acalme. "Eu não fiz nada com eles nem estava olhando pra eles, vieram me agredir do nada", explica Ivana. Nonato, então, indaga se é a primeira vez em que ela é agredida e, com a resposta positiva, ele a classifica como uma pessoa de sorte, explicando o motivo. "Sua aparência, esse visual masculino enfurece muitos idiotas", afirma o homem que já havia chamado Ivana de "garoto" ao encontrá-la na empresa, antes de levá-la em segurança para casa.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)