Nos próximos capítulos da novela "A Força do Querer", Joyce (Maria Fernanda Cândido) vai levar um susto depois de pegar uma conversa entre Ivana (Carol Duarte) e Simone (Juliana Paiva) sobre transexualidade. Em luta contra o próprio corpo, Ivana dirá à prima que não se enxerga com o sexo feminino. A partir daí, a jogadora passa a ingerir hormônios e ver barba nascer no rosto.
"Eu sempre soube, cara! Eu sempre soube que eu não era uma mulher", dirá. "Que absurdo é esse que ouvi você dizendo?", questionará a esposa de Eugênio (Dan Stulbach), em choque. As cenas devem ir ao ar na semana do Natal na trama de Gloria Perez exibida pela primeira em 2017 e que vem sendo reprisada antes de "Amor de Mãe" voltar para a grade para exibir os 23 capítulos restantes.
Com plano de começar a mudança de sexo, Ivana não terá coragem de contar a verdade para a mãe e despistará sobre o assunto: "Eu estava contando uma história de uma pessoa que eu conheci". "Um trans!", completará Simone. No entanto, a socialite ficará confusa com o assunto: "Um travesti?". "Não, um transgênero", corrigirá a irmã de Ruy (Fiuk).
Simone ainda vai tentar explicar a diferença para a tia: "Travesti é quando a pessoa se veste, interpreta uma mulher. O transgêrenero, mesmo tendo nascido com um corpo de homem ele é uma mulher! Ou mesmo tendo nascido num corpo de mulher, ele é um homem, é uma pessoa que nasce dentro do corpo errado."
Simone ainda tenta testar a tolerância de Joyce a respeito da questão e pergunta o que a tia faria caso Ruy ou Ivana se revelassem transgêneros. "Ora o que eu fazia: metia numa camisa de força e internava!", dirá a dondoca. Depois de Joyce ir embora, Simone mostrará que será difícil conseguir o apoio da parente: "Deu pra sentir? Não vai ser fácil!".
Quase ao mesmo tempo, Joyce ainda vai precisar lidar com a descoberta que vem sendo traída pelo marido. Nisso ela vai dar uma surra em Irene (Débora Falabella) com ajuda de Ritinha (Isis Valverde) e se revoltar com o pedido do advogado para não se aproximar da arquiteta. "Por que você não pede para a sua amante se afastar de mim? Eu é que tenho que ter esse cuidado! Eu?", gritará se referindo à assassina que usa falso nome.
Revoltada, Joyce pedirá o divórcio de Eugênio: "A única coisa que o meu bom senso diz é que, pra mim, chegou! Saturou! Não quero mais estar nessa situação! Ficar exposta a escândalos, a mexericos. Quero o divórcio! A única certeza que eu tenho hoje, Eugênio, é de que não quero mais você na minha vida!".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)