Ivana (Carol Duarte) não se vê como mulher na novela "A Fora do Querer" e, por isso, vai decidir mudar de sexo. A garota toma essa decisão após se descobrir transgênero e ter uma conversa com Tereza Brant, ator que orientou Gloria Perez na pesquisa da trama. Até lá, a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) conta para a prima que vai enfrentar a resistência da mãe. "Eu não sou uma mulher, Simone (Juliana Paiva)! Nunca fui! Vou fazer essa travessia!", afirma no folhetim que foi ao ar originalmente em 2017.
A essa altura da trama das nove, a jogadora de vôlei já terá perdido a virgindade com Claudio (Gabriel Stauffer) e terminado o namoro com o rapaz. Essas cenas irão ao ar no capítulo 78, no dia 19 de dezembro - na versão original, a sequência fez parte do capítulo 98. A jovem passa uma noite inteira em pesquisas na internet sobre o tema e, em seguida, se abre com a prima. "Sempre que ouço falar em trans, pra mim estão falando de travesti, de transformista. Trans é a pessoa transgênero. A pessoa que nasce com um corpo, seja de homem, seja de mulher e não se identifica com ele! A pessoa que rejeita o próprio corpo, não se reconhece no corpo que nasceu! Como eu", explica.
Ao se olhar no espelho mais uma vez com as roupas do irmão, a filha de Joyce cai em si: "Sou eu!". Depois, a jogadora de vôlei que já planejou cirurgia para retirar os seios se mostra decidida a operar para mudar de sexo. "Você está achando que é como ele!", aponta Simone, que já se irritou com a prima quando ela usou as roupas de Ruy (Fiuk).
A filha de Silvana (Lilia Cabral) se espanta ao saber que Ivana é amiga de Tereza. "Não estou achando. Eu sou! Nunca soube dizer isso pra mim porque não sabia que era possível. Não sabia que uma pessoa podia nascer dentro de um corpo errado! Há quanto tempo eu te falo que eu me sinto mal dentro do meu corpo? Que me sinto vestindo uma pele errada? Não falo?", questiona a jovem. Simone, então, concorda com a prima, mas pergunta para Ivana: "Sim, mas você quer ficar como ele? Eu digo... As mudanças físicas?".
Decidida, a filha de Eugênio (Dan Stulbach) afirma: "Eu não sou uma mulher, Simone! Nunca fui! Vou fazer essa travessia!". A prima logo lembra como vai ser a reação da tia. "Ah! Tia Joyce não vai saber lidar com isso! Fico imaginando. Como é que você vai dizer isso para ela? Mamãe, foi um engano? Eu não sou uma menina? Você teve dois filhos homens", diz. "Tem outro jeito? Não tem!", garante.
"Ela fica em chamas só de imaginar que você seja gay, a hora que você disser que não é mulher... Mas você vai conversar com a psicóloga, não vai?", pergunta Simone. "Tenho hora com ela na segunda-feira, mas, independentemente do que ela achar ou do que ela disser, eu vou em frente!", finaliza.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)