Ao decidir ficar mais tempo no passado como Júlia (Vitória Strada), na novela "Espelho da Vida", Cris (Vitória Strada) vai saber que Hildegard (Irene Ravache) foi contra o namoro da jovem com seu filho, Danilo (Rafael Cardoso), após Gustavo Bruno (João Vicente de Castro) fazer a sua cabeça. A descoberta provoca um mal-estar na atriz, enquanto Margot (Irene Ravache), a reencarnação de Hildegard e, nos dias de hoje,melhor amiga da mocinha, acaba consolada pela Guardiã (Susana Faini). "Você já tem conhecimento para saber que é impossível (modificar o passado). O grande segredo é preparar bem as próximas vidas para evitar sofrimento futuro. E isso você está fazendo agora", aponta a senhora. As cenas passam a ir ao ar dia 22, antecipa o colunista de TV Daniel Castro.
A relação pouco amistosa de Hildegard e Júlia começa a vir à tona depois que a filha de Eugênio (Felipe Camargo) vai atrás da candidata a sogra após o sumiço de Danilo, mas acaba escorraçada, causando seu mal-estar. "Se está noiva de outro homem e veio atrás de Danilo, é bem filha de seu pai. Fora daqui! Se depender de mim, meu filho nunca mais chegará perto de você", dispara a mãe do artista. Ao levar uma surra dos capangas de Gustavo, o pintor é levado às escondidas para um convento, desesperando Júlia, e o mocinho do século passado só escapa de ser morto porque anjos vão interceder a seu favor. Nesse meio tempo, Júlia se vê sem outra alternativa a não ser casar com o marquês.
Em outra cena do folhetim espírita, Ana (Julia Lemmertz) vê em um pesadelo Cris ser torturada por Margot e acaba discutindo com a viúva de Vicente (Reginaldo Faria) quando força a comerciante a revelar onde está a atriz. Também em sonho, Margot e Cris se reveem e a ex-noiva de Alain (João Vicente de Castro) revela o que descobriu. "Não é só meu pai que nos persegue, a Hildegard, mãe do Danilo também. Ela está contra mim, Margot. Nunca imaginei", aponta, espantada. Quem também fica pasma com a descoberta é a dona da livraria. "Meu Deus, será que era isso que a Guardiã falou uma vez? Cris, eu fui má com você? Ah, que decepção", lamenta. "A Hildegard está tentando proteger o filho, calma... Ainda tenho tanto para lhe contar", pondera Cris, com isso, já substituída por Mariane (Kéfera Buchmann) no filme.
Como Cris permanece em seu passado como Júlia, a comerciante vai atrás da Guardiã, avó de Júlia e, na realidade, um espírito. "De todos que voltaram, você é quem mais perto chegou da evolução a que se propôs. Não deve se culpar de nada, está resgatando seus erros, se alegre com isso", afirma.
Leia também sobre a novela "O Sétimo Guardião": Luz é atacada por León e Eurico recebe duro castigo ao trair a Irmandade
(Por Guilherme Guidorizzi)