Depois de levar uma flechada na barriga, Diana (Fernanda Nobre) vai ganhar um final feliz nos últimos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Durante o confronto do exército de Montemor com os homens da Lastrilha, a criada e assassina de Constantino (José Fidalgo) é atingida pela arma medieval quando interrompe sua fuga para auxiliar uma idosa. Ferida, a serviçal e ex-cúmplice de Catarina (Bruna Marquezine) é socorrida por Gregório (Danton Mello), chega a delirar de febre e preocupar o conselheiro de Afonso (Romulo Estrela). Um pouco depois, Diana se declara ao amado e ele faz o mesmo. Em seguida, o novo casal tem sua primeira noite de amor.
A vilã da novela medieval não desiste de se livrar de Amália (Marina Ruy Barbosa), sua maior inimiga. A feirante que já estará sabendo ser meia-irmã da víbora só escapa da morte a pedrada porque Selena (Marina Moschen) intervém. Depois de evitar o assassinato da feirante, a amiga de Agnes (Mel Maia) descobre que é filha de Otávio (Alexandre Borges). E com a morte do pai, morto por Afonso durante confronto, ela acaba assumindo o trono da Lastrilha.
Ao ser recapturada, Catarina retorna a Montemor já com as mãos amarradas. A filha de Brice (Bia Arantes) e Martinho (Guilio Lopes) vai para julgamento em praça pública. Não vão faltar testemunhas de acusação contra a megera: Afonso, Amália, Rodolfo (Johnny Massaro), Diana e, até mesmo, Lucíola (Carolina Ferman). A ex-braço direito da vilã entrega todos os crimes cometidos pela filha de criação de Augusto (Marco Nanini), que ficará responsável por cuidar de sua filha com Otávio. E a lista de maldades de Catarina é bem extensa. Ela tentou matar pelo menos três vezes Amália. Ordenou que Delano (Jaedson Bahia) matasse o alquimista que fabricou a pólvora usada na explosão da mina. Obrigou Diana a tirar a vida de Constantino. Manteve o pai trancado em um quarto. E atentou contra a vida de Virgílio (Ricardo Pereira). Por tudo isso, Catarina será condenada e morta na forca.
Depois de enfrentarem uma série de obstáculos, os mocinhos vão ter direito a um final feliz no folhetim medieval. Após se casarem na igreja de Montemor, Afonso e Amália reúnem vários convidados para um grande baile na praça do reino. As cenas devem encerrar o último capítulo da novela de Daniel Adjafre, que irá ao ar nesta segunda-feira (30).
(Por Guilherme Guidorizzi)