Levado para uma cumprir trabalhos forçados em uma pedreira, Afonso (Romulo Estrela) vai dar de cara com Constantino (José Fidalgo) no próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Os dois inimigos trocam provocações e o marido de Amália (Marina Ruy Barbosa) chega a acertar um soco no duque de Vicenza, que revida. Para ser detido, o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) é atingido nas pernas com um pedaço de pau por oficiais. As cenas vão ao ar no dia 24 na trama das sete, adianta nesta quarta-feira (11) o colunista de TV Daniel Castro.
A punição ao ex-príncipe acontece depois que ele se alia ao rei Otávio (Alexandre Borges), mas acaba traído pelo soberano de Lastrilha, em novo plano de destronar o irmão. O reencontro entre Afonso e Constantino acontece quando, sem saber, o neto de Crisélia (Rosamaria Murtinho) pede água ao rival, que também é prisioneiro do local onde não se sai com vida. As cenas marcam o retorno do ator português ao folhetim medieval, que vem enfrentando uma série de mudanças em busca de maior audiência. "Como vai, alteza?", pergunta, irônico, Constantino, acrescentando: "Parece que viu um fantasma!". "Um fantasma seria melhor, pois certamente já estaria morto", responde Afonso devolvendo a provocação do rival, por quem foi feito refém ao salvar Catarina (Bruna Marquezine) de cativeiro.
O duque volta a alfinetar seu principal rival: "O destino gosta mesmo de pregar peças. Quem poderia dizer que o fim dos dias de Afonso de Monferrato seria em minha companhia?". E, de novo, o irmão de Rodolfo devolve a provocação. "Eu não passarei o fim de meus dias em sua companhia, Constantino. Por uma simples razão: ao contrário de você, eu sairei daqui", assegura. "Aqui você não é melhor do que ninguém! É apenas um criminoso como outro qualquer", dispara sem interromper as afrontas. "Dizem que quem foi rei nunca perde a majestade, mas acho que nem isso você ainda tem mais a perder, não é, alteza?", pergunta, irônico.
Nesse momento, Afonso se descontrola e voa no português lhe dando um soco no rosto, iniciando uma briga: "Uma coisa que nunca perdi foi a vontade de acabar com você". "Devia ter lhe avisado. Ele já estava aqui quando chegamos. Procuramos sempre evitá-lo", diz Cássio (Caio Blat) ao socorrer o amigo. "Um facínora. Um homem capaz de trair um rei digno como Augusto (Marco Nanini), de sequestrar a própria noiva. Não sei por que ele está preso aqui, mas certamente motivos não devem faltar", finaliza o ex-príncipe. Apesar da rivalidade, os rivais vão se unir para escaparem da pedreira e na fuga o ex-comandante de Montemor acaba perdendo a vida.
(Por Guilherme Guidorizzi)