Cássio (Caio Blat) vai dar a sua vida em troca da prisão de Afonso (Romulo Estrela) nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". O assassinato do ex-chefe da guarda é uma das mudanças que a trama vem enfrentando para melhorar seu desempenho na audiência. Quem adianta é o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (9) e as sequências irão ao ar no capítulo do dia 1º de maio. A morte do ex-oficial ocorre após fugir de uma pedreira, para onde é levado ao lado de Afonso (Romulo Estrela) e Tiago (Vinícius Redd). Com sua saída da história medieval, o ator já tem novo trabalho em vista: ele estará no elenco de "O Sétimo Guardião".
O trio é penalizado com trabalho forçado depois que o marido de Amália (Marina Ruy Barbosa), a ser raptada por Virgílio (Ricardo Pereira), se entrega pelo sequestro mal sucedido de Rodolfo (Johnny Massaro). Na pedreira, Afonso, Tiago e Cássio se encontram com Constantino (José Fidalgo) e o português resolve tornar a vida do ex-príncipe um inferno. Mas não demora muito para os rivais decidirem se unir para conseguirem deixar a prisão. E é na fuga que o rebelde acaba levando uma flechada.
Ao notar que o amigo está ferido, o neto de Crisélia (Rosamaria Murtinho) corre para defender o ex-comandante, que nega a ajuda. "Afonso, nas antigas escrituras há uma mensagem sobre amizade: 'Em todo o tempo cuide de seu amigo, e na hora da angústia nascerá um irmão'. Você é este irmão para mim. Um irmão que está prestes a se tornar o maior rei que Montemor já viu", diz em tom de profecia igual a de Mandingueira (Rosa Marya Colin). Em um primeiro momento, o irmão de Rodolfo recusa abandonar Cássio. "Não. Você precisa do povo ao seu lado, e isso você já tem! Acredito no destino, Afonso. E sempre que fugimos de nosso destino, ele dá um jeito de nos encontrar. Permita-me que eu cumpra com o meu, por favor! Você sabe, eu não irei resistir por muito tempo", insiste o desertor.
Após Afonso, Constantino e Tiago fugirem, Cássio dá de cara com um feitor. Mesmo sangrando, o rebelde confronta o rival. "Afonso e os outros já estão longe daqui. Você fracassou. E eu cumpri o meu destino. Salvei o futuro rei de Montemor", provoca. E aí que o feitor avança no ex-comandante com uma espada matando Cássio.
(Por Guilherme Guidorizzi)