Heloísa (Paloma Duarte) vai encarar Matias (Antonio Calloni) pela morte de Elisa (Larissa Manoela) na novela "Além da Ilusão". O confronto entre os cunhados ocorre pouco depois do juiz deixar um hospício e chegar na fazenda da família da mulher em Campos (RJ) ao lado da família, antecipa o Purepeople. Assassino da filha, Matias é internado após agredir a mulher durante surto ao ver e ouvir a adolescente morta.
Essas cenas vão ao ar ainda nesta semana na trama das seis, que vem sendo reeditada pela Globo. Assim, a primeira fase que chegaria ao fim na quinta-feira (17) agora ficará no ar até o sábado. Ameaçada pelo patrão ao contar para Violeta (Malu Galli) sua tese que ele matou sem querer Elisa, Augusta (Olívia Araújo) volta a inocentar Davi (Rafael Vitti), dessa vez em conversa com Manuela (Mariah da Penha).
"Conheci o Davi. Seria incapaz de roubar ou matar a sangue frio, como o doutor Matias o acusou. Tenho pra mim que foi o próprio pai que atirou na filha. Sem querer, mas foi. E depois ficou doido, de tanta culpa", garante a respeito do juiz e do mágico, este condenado a 20 anos de prisão. Sem ser vista, Heloísa ouve tudo e se espanta.
Logo na cena seguinte, a irmã de Violeta encontra o cunhado se arrumando, colocando uma roupa sobre a outra. Ao ser questionado, ele afirma que está indo para a festa na qual não foi chamado, se revoltando com a mulher. "O que é que tem (ir com roupas sobrepostas)? Elisa gosta. (olha para uma parede) Não gosta, minha filha?", fala.
Heloísa logo nota que o juiz passou a surtar de novo e lembra da morte da jovem. "Elisa foi assassinada. Esqueceu?", pergunta a filha caçula de Afonso (Lima Duarte ). Matias recorda de quando matou a filha e passa a tremer. "O mágico, aquele desgraçado, queria me roubar a Elisa. Queria levar minha menina embora...", diz praticamente repetindo o que fala no tribunal.
A tia da adolescente então pergunta o que ele fez, deixando-o confuso. "Eu não fiz nada, carambola! Ele que fez! Roubou minha arma e matou a Elisa!", alega. Porém, Heloísa não dá o braço a torcer. "Tem certeza que não foi você que atirou?", dispara. Ele passa a ver o grupo de bate-bolas que o perseguiu no carnaval e só depois reconhece a cunhada.