Viajar é um daqueles grandes prazeres da vida, não é mesmo? No entanto, posso garantir que ao longo dos anos aprendi que não posso viajar com todos os meus amigos. Por mais que nos demos bem, por mais que nos amemos e por mais amigos que sejamos, algumas viagens podem colocar a nossa amizade em perigo.
Embora tenha sido demonstrado que viajar com os amigos traz inúmeros benefícios, a verdade é que existem alguns sinais para dizer "não, obrigado" às férias com eles.
Isso não significa que sua amizade não seja forte o suficiente, mas que você simplesmente não pode compartilhar essa viagem porque encontrar-se para tomar um drink e ir ao cinema não é a mesma coisa que compartilhar horas e horas de viagem. Existem três sinais de alerta que podem lhe dizer que esse é o caso antes de você cometer um erro e viajar, colocando sua amizade em risco.
Segundo Elaine Glusac, autora da coluna Frugal Traveller do New York Times , é preciso falar de dinheiro, além do preço da viagem. "Fale sobre como você gostaria de alocar o orçamento entre variáveis como alimentação e entretenimento", explica.
Por exemplo, se uma pessoa quer comer barato no supermercado para economizar e outra pessoa quer fazer absolutamente todos os almoços e jantares nos melhores restaurantes da cidade, pode haver atritos entre vocês.
E isso é importante porque se você tiver prioridades diferentes no que diz respeito a dinheiro, haverá um problema. Vejamos um exemplo. Você quer viajar para Miami e tem show da Beyoncé nas datas. Você quer ir, mas seu amigo quer pagar ingressos VIP e você só quer investir um pouco do orçamento na pista.
Da mesma forma, é importante que antes de reservarmos a viagem saibamos o que não queremos comprometer. Talvez eu adore a ideia de ir em um trailer e você não conseguirá dormir em outra coisa senão em um hotel com pelo menos três estrelas. Você tem que conversar sobre isso antes de decidir dar o passo e saber em quais coisas você não poderia ceder.
Você gosta de coisas diferentes e isso é maravilhoso e totalmente compatível com viajar com outra pessoa, desde que ambos gostem de fazer as coisas sozinhos. Vou te dar um exemplo, você pode viajar para Paris e seu amigo adora a ideia de passar uma manhã no Louvre mas você não gosta da ideia. Você poderia passar aquela manhã separadamente e cada pessoa fazer algo diferente sozinha?
Não é descabido e lembre-se que você está saindo de férias e fazendo o que gosta, não se sentindo obrigado a visitar lugares que não gosta, que te incomodam e, ainda por cima, pagando por isso. Não deveria ser um impedimento se ocasionalmente houvesse diferenças de opinião sobre como gastar o nosso tempo, já que somos pessoas diferentes.
Você gosta de caminhar e seu amigo gosta de tirar fotos constantemente de absolutamente tudo. Você gosta de praia e seu amigo não. Você gosta de lugares lotados e seu amigo prefere lugares pouco conhecidos e onde quase não há gente. Existem diferenças irreconciliáveis quando viajamos e uma coisa é passar uma manhã separados e outra é não gostar de fazer as mesmas coisas.
Antes de planejar uma viagem com alguém, é importante que tenhamos uma conversa honesta com a outra pessoa sobre os motivos pelos quais você deseja viajar, os interesses que você tem, o que gostaria de ver e se for diferente, é um motivo não viajar juntos, mas se ainda assim quiser dar o passo, preste atenção nessas dicas que damos para que viajar com amigos não custe sua amizade .