Na novela "Além da Ilusão", Afonso (Lima Duarte) arrancou a neta dos braços da filha Heloísa (Ana Clara Duarte/Paloma Duarte) logo após o parto e no leito de morte vai revelar que sempre soube o paradeiro da prima de Elisa (Larissa Manoela) - jovem assassinada pelo pai - e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). Porém, o idoso não vai conseguir contar onde a criança está para revolta da filha caçula, conta o Purepeople.
As cenas vão ao ar nesta sexta-feira (11) na trama das seis. Enquanto arruma o corpo do pai, Heloísa reclama com o padre Romeu (Emiliano Queiroz) e mostra toda sua mágoa. "Meu pai ia me contar onde está a minha filha, padre. Morreu sem me dizer. Esse homem teve todo o tempo do mundo para me falar. Desde o dia que fez a covardia de me arrancar a menina dos braços, ele sempre soube onde ela estava. Por que não me disse antes?... Porque era mau", dispara.
A frase faz Heloísa levar uma bronca do pároco, porém a irmã de Violeta (Malu Galli ) não dá o braço a torcer. "O grande senhor de engenho, o coronel a quem todos respeitavam, dono absoluto da razão. Na verdade, um homem vil, perverso e desalmado", prossegue, revoltada a mulher que irá abalar Leônidas (Eriberto Leão).
Romeu insiste em defender o dono do engenho, a ser transformado em fábrica de tecidos. "Está magoada, Heloísa, eu compreendo, mas seu pai não era uma pessoa ruim", diz o religioso, aconselhando a tia de Isadora a ser feliz. Porém, é tudo em vão mais uma vez.
"E quem disse que eu quero ser feliz? Eu sou uma mãe, padre. Uma mãe impedida de criar a própria filha. Durante semanas o meu peito jorrou o leite que era para ela. Meu corpo pedindo para cuidar do corpo dela. E eu sem saber onde ela estava! (Chora) Esse desgraçado sabia e nunca me disse!", dispara.
E Heloísa mostra toda sua revolta para choque do padre Romeu. "Não era arrependimento. Era medo da morte, do juízo final. A essa hora, deve estar acertando as contas com Deus. Espero que vá pro inferno", finaliza.