Na primeira semana da novela "Além da Ilusão", Afonso (Lima Duarte ) faz uma revelação ao padre Romeu (Emiliano Queiroz) a respeito da neta que entregou para a adoção após o parto. A criança é herdeira de sua filha Heloísa (Ana Clara Duarte/Paloma Duarte), com quem passou a ter relação estremecida após sua atitude radical. "Mas o que eu preciso confessar é que... Eu sei onde ela está, padre", afirma o patriarca no leito de morte.
Na trama das seis de Alessandra Poggi, o paradeiro da criança, sobrinha de Violeta (Malu Galli) é um mistério, porém o avô de Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) vai assegurar ainda que sempre soube onde a outra neta está, segundo o portal "ArteBlitz". E o moribundo escuta do pároco que o melhor é revelar a Heloísa onde a filha dela está.
"O Senhor Deus está vendo o que faz, redima-se com Heloísa. É uma mulher tão generosa, não merece passar o resto da vida com essa dor", aconselha Romeu em conversa que é interrompida pela chegada de Violeta e o médico, que alerta sobre a gravidade do patriarca.
Afonso então pede para ter uma conversa as sós com a filha mais nova. "Te chamei aqui para pedir perdão, minha filha", fala deixando Heloísa emocionada. O telespectador então é levado para o dia em que o dono do engenho arranca a neta dos braços da herdeira, deixando-a sem chão.
"Não vê o quanto isso ainda me machuca?", pergunta Heloísa ao pai após o fim do flashback. "Quer meu perdão para morrer em paz? Desculpa, mas não vai ter", dispara a tia de Elisa, jovem flagrada pelo pai após sexo com Davi (Rafael Vitti), chocando o pai, responsável por uma tragédia.
Em meio a uma crise de tosse, Afonso tenta fazer a revelação. "Eu sei... Eu sempre soube, Heloísa... Sempre soube onde ela está", afirma deixando a filha pasma e revoltada: "Onde ela está? Com quem ela está?". "A menina... Ela está...", prossegue o idoso, mas sem conseguir revelar o paradeiro da neta.
Ao ver que o pai perdeu os sentidos, Heloísa fica mais aflita. "Não! Papai? Papai, abre os olhos! Fala pra mim! Onde está a minha filha? Fala! Acorda, pelo amor de Deus! Onde está a menina?", pede. Atraídos, Violeta e o médico entram no quarto e a morte de Afonso é confirmada. "Não pode ter morrido com esse segredo!", fala a tia de Elisa, desconcertada.