Na novela "Além da Ilusão", Olívia (Debora Ozório) vai causar uma briga entre seus pais, Matias (Antonio Calloni), o biológico, Benê (Claudio Jaborandy), o de criação, e a mãe. Encarando novo surto, o ex-juiz irá confundir a filha bastarda, prestes a ser atingida cum um tiro, com Elisa (Larissa Manoela), a quem matou por acidente.
Isso ocorre depois que que a filha de Heloísa (Paloma Duarte) procura pelo pai de sangue e revela vontade de se formar em Direito. "Minha filha vai estudar direito, feito o pai! Estou que não me aguento de tanto orgulho", vibra o assassino, antecipa o portal "ArteBlitz", sendo repreendido pela ex-amante/cunhada.
"Matias, a Olívia não é sua filha", crava a costureira, que chega a alertar a filha a respeito do caráter do pai. Por sua vez, a namorada de Tenório (Jayme Matarazzo) coloca panos quentes na situação. "Doutor Matias sabe que eu não sou a Elisa, não é doutor? Foi maneira de falar, não foi?", fala a garota.
O assassino de Elisa - crime que só confessará nos últimos dias da novela - mostra que está totalmente confuso: "Foi? É, acho que foi". Olívia estará cuidando do pai porque Leônidas (Eriberto Leão) terá viajado para ver o pai à beira da morte. "Esse papel não pode continuar com você, Olívia", argumenta Heloísa.
Não demora para Benê surgir para falar com Violeta (Malu Galli) a respeito do perigo que a plantação da fazenda corre e chamar a filha para voltar para casa. Só que Matias reage. "Pode terminar de comer, minha filha. Eu deixo", diz ainda confuso.
E o administrador reage: "Tem comida lá em casa, doutor. E a filha é minha, não sua". E ainda age com firmeza para a filha de criação ir com ele. "Amanhã conversamos mais, doutor Matias", fala a tecelã, que após o tiro recebe uma notícia trágica. "Boa-noite, mãe", completa ao beijar a costureira.
Já a sós com o ex-amante, Heloísa decreta: "Ouviu, né, Matias? Olívia não é sua filha!". E em um ato de sanidade, Matias rebate: Nem dele! Ou já esqueceu que ele criou a menina escondido de você esse tempo todo?".