Na reta final da novela "Além da Ilusão" - que exibe o último capítulo daqui a dois meses - Davi (Rafael Vitti) vai conseguir se livrar do verdadeiro Rafael (Fabrício Belsoff) após ficar cara a cara com o homem contratado para administrar a Tecelagem Tropical. Já casado com Isadora (Larissa Manoela), Joaquim (Danilo Mesquita) é quem vai apresentar o ilusionista ao homem, de quem roubou a identidade após acidente de trem.
Quem antecipa é o colunista André Romano, do "Observatório da TV". A essa altura da novela de época, claro, Joaquim já terá descoberto que Davi se passa por Rafael. "Quero que conheça uma pessoa. Vem comigo", diz o crápula para o mocinho, a ser preso de novo pela morte de Elisa (Larissa Manoela).
"Eu gostaria de te apresentar o Rafael Antunes. Rafael, esse é o administrador que ocupou sua vaga na tecelagem: Davi Jardim", dispara o filho ilegítimo de Úrsula (Bárbara Paz). "Davi é um excelente administrador, Rafael! Faz contas como ninguém! Descobriu até um malandro que estava dando um desfalque gigantesco na fábrica, acredita?", prossegue.
"Salvou a tecelagem! Então, Davi, não vai cumprimentar o rapaz?", continua, de forma cínica para choque do eterno rival na novela de Alessandra Poggi ambientada em Campos dos Goytacazes (RJ).
+ novela 'Além da Ilusão' ganha novos personagens. Conheça! E autora responde se morte abala fim da novela
Um pouco tempo depois, Davi vai se livrar de Rafael ao enviá-lo para São Paulo em um trem. "Rafael! Tenho uma boa notícia! Os donos da fábrica decidiram que merece uma indenização pelo acidente", diz o ex-namorado de Isadora ao lhe dar um envelope.
"Aí tem uma boa quantia pra te ajudar a recomeçar a vida. (...) Sugiro que volte pra São Paulo ou vá para o Rio de Janeiro. Nada mais lhe prende aqui", afirma, deixando claro que Rafael não desconfia da usurpação de identidade. "Puxa, doutor, nem sei como agradecer. Claro. Vou agora comprar a passagem! Muito obrigado! Agradeça ao doutor Joaquim por mim!", frisa o administrador.
E mais nas semanas finais, Davi aceita o pedido de perdão de Matias (Antonio Calloni), verdadeiro assassino de Elisa, sua própria filha.