Elói (Claudio Gabriel) vai escapar da morte nos próximos capítulos da novela "A Terra Prometida", após ser acusado de ter traído o povo hebreu. Logo depois, o criado de Josué (Sidney Sampaio) atrapalha o quase beijo do líder com Aruna (Thais Melchior). Quem primeiro acusa Elói é Acã (Kadu Moliterno), o verdadeiro traidor do povo de Israel. Foi o pai de Melquias (Gabriel Gracindo) quem contou a Tibar (Leonardo Franco) que dois hebreus iriam invadir Jericó.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 8 na trama bíblica da TV Record, elogiada desde o primeiro capítulo. Após a acusação, Josué diz que não pode culpar ninguém sem provas e afirma que Acã também pode ser considerado suspeito, uma vez que também esteve no local onde Elói foi traído. Acuado, o marido de Ioná (Day Mesquita) alega que o melhor a fazer é deixar o acampamento. Sem saída, o filho de criação de Arão (Petronio Gontijo) avisa que o criado será preso, porém ouve de Calebe (Milhem Cortaz) que o traidor deve ser punido com a morte.
Desesperado, o marido de Ioná caminha pelo deserto e só não cai de um precipício porque conta com a ajuda do Soldado Mascarado, o mesmo que salvou Zaqueu (Rick Tavares) de um ataque inimigo. Josué reúne todos os líderes tribais e eles consideram Elói um traidor. Mas a partir daí a sorte do criado passa a mudar. Primeiro, o verdadeiro traidor mata um hebreu e depois alega que o jovem morto estava passando informações ao povo cananeu. Ao ouvir isso, Salmon (Rafael Sardão) conclui que o marido de Ioná é inocente e corre para avisar a todos. E na hora "h", o ex-noivo de Jéssica (Maytê Piragibe) impede a execução do criado.
Maquir e Livana planejam fuga
Ainda nos próximos capítulos do folhetim de Renato Modesto, Elidade (Guilherme Leme Garcia) e Laila (Valéria Alencar) apresentam à filha um novo pretendente: Rune (Douglas Sampaio). O rapaz logo trata de jantar com os descendentes de Benjamin e presentear a jovem hebreia.
Apaixonada por Maquir (Alexandre Slaviero), apesar do amor impossível, Livana (Letícia Medina) não aceita Rune e junto com o outro hebreu planeja uma fuga, na trama que estreou com audiência inferior a "Os Dez mandamentos - Nova Temporada".
(Por Guilherme Guidorizzi)