O relacionamento secreto de Aruna (Thais Melchior) e Josué (Sidney Sampaio), cujo primeiro beijo agitou a web, vai durar pouco tempo, na novela "A Terra Prometida". A hebreia decide terminar o namoro com o líder do povo de Israel logo após cair na mentira inventada por Samara (Paloma Bernardi), acreditando ser filha de Adara (Yacanã Martins). As cenas estão previstas para irem ao ar na semana do dia 19, na trama bíblica da TV Record.
Aruna procura por Josué e, mesmo sem revelar o motivo, decide romper o namoro com ele, mesmo sendo questionada pelo filho de criação de Arão (Petronio Gontijo). Quem logo fica interessada na história é Samara, sua irmã biológica por parte de pai, Quemuel (Raymundo de Souza). A vilã tenta descobrir se o namoro dos hebreus chegou mesmo ao fim. Enquanto isso, no acampamento, a filha de Yana (Luciana Braga) sofre ao se lembrar do ex-namorado e depois conta para Adara que rompeu sua relação com o líder hebreu.
Não vai demorar muito para Calebe (Milhem Cortaz) descobrir que Josué e Aruna se envolveram e aconselhar o sucessor de Moisés (Guilherme Winter) a desistir da jovem. Após participar da batalha com os cananeus - os homens das tribos estarão de repouso por terem sido circuncidados - a hebreia diz que vai contar o motivo do rompimento para Josué, no entanto desiste em cima da hora, deixando-o inconformado. O líder de Israel ordena para a ex-namorada explicar porque decidiu abandoná-lo, deixando-a decepcionada. Por fim, ele conta a Josué que não procurará mais Aruna.
Livana se desespera ao saber que está grávida
A relação de Livana (Letícia Medina) e Maquir (Alexandre Slaviero) é proibida por serem de tribos diferentes. Mesmo assim, a garota rejeita seu prometido, Rune (Douglas Sampaio), e mantém os encontros às escondidas com o filho de Haniel (Paulo César Grande). Em um desses, fez sexo com o rapaz.
Sentindo mal, Livana vai à tenda hospital de Darda (Ana Barroso) e é examinada. Ao descobrir que está grávida, a hebreia se desespera e conta tudo para Jéssica (Maytê Piragibe), mas esconde a verdade da mãe, Laila (Valéria Alencar).
(Por Guilherme Guidorizzi)