As polêmicas da vida de Xuxa têm sido reviradas a poucas horas da estreia de seu aguardado documentário para o Globoplay e um dos capítulos mais comentados da trajetória da Rainha dos Baixinhos foi o namoro com Ayrton Senna. Em entrevista ao podcast "Quem Pode, Pod", a apresentadora revelou que a relação chegou ao fim depois que Marlene Mattos pediu que ela escolhesse entre o amado e a carreira. "Se ele entrar por essa porta, eu saio pela outra", teria dito a diretora.
Em meio a repercussão da polêmica, internautas resgataram uma entrevista do piloto para a revista Playboy, em 1990. No bate-papo, Ayrton fala abertamente sobre o fim do namoro com Xuxa e diz não ter sido correspondido em seu desejo de constituir família com a apresentadora.
"O grande problema é que a Xuxa delira pela profissão, e simplesmente se fecha no seu mundo. Acho que fui um dos únicos que conseguiram entrar nele. Conheci coisas muito, muito particulares no interior da Xuxa. Como ela, eu também sou especial. Apesar disso, era difícil. A Xuxa não dá condições para o relacionamento. Não tem tempo de pensar para valer em uma família, em ter seu baixinho, sua baixinha. Essas coisas não caem do céu. Ela sonha, mas não trabalha para mudar sua vida", apontou Ayrton.
Apontada por Xuxa como pivô da separação, Marlene também se tornou assunto na entrevista de Ayrton para a Playboy. A diretora entrou na pauta depois que o piloto mencionou que brigou ao perceber entre pessoas que cuidavam da imagem da apresentadora uma tendência a usar o namoro dos dois para gerar notícias.
Perguntado se isso teria partido de Marlene, Ayrton se recusou a citar nomes. Sobre a relação com a diretora, ele se limitou a responder: "É uma personalidade... complicada".
Ayrton ainda reagiu com bom humor a uma pergunta sobre os rumores de que teria pedido autorização de Marlene para namorar Xuxa. "Entrei em contato com a Xuxa através da Marlene, a quem pedi o telefone dela. Mas nunca a pedi em namoro para ninguém", contou, aos risos.
Quando perguntado se Marlene teria atrapalhado o namoro com Xuxa, Ayrton foi enfático: "Ela não ajudou nem um pouco".