Xuxa reuniu amigos, familiares e a imprensa em um evento para lançar o seu documentário biográfico na Globoplay. Recheado de momentos polêmicos, como a conversa tensa com Marlene Mattos e o reencontro com o ator do filme "Amor Estranho Amor", o primeiro episódio do produto estará disponível na plataforma nesta quinta-feira (13). Na coletiva, a apresentadora recordou o começo da carreira e citou o seu despreparo para comandar um programa infantil.
"Me colocaram na frente da televisão, eu era uma modelo, não sabia o que falar e o que fazer, não sabia como agir. Inclusive, os maiores memes que têm hoje são eu falando coisas ridículas pras crianças", disse a apresentadora, que completou 60 anos em março.
Xuxa pediu desculpas para as crianças que a acompanhavam nos anos 1980. "Eu peço desculpas a todas as crianças que cresceram comigo. Eu não estava preparada, juro que não estava preparada. Eu juro que não era do mal, mas imagina fazer cinco programas por dia. Acabei de ver um na semana passada eu falando pra criança: 'você não entrou no cano, vai, gorda!'. Ai, tadinha! Olha que ridícula, cara. Como não me paravam? Como não falavam que eu não podia falar isso?", lamentou.
A eterna Rainha dos Baixinhos arrancou gargalhadas dos jornalistas presentes ao citar outro episódio non-sense com uma criança em seu programa. "Ele falou que na rua dele tinha pichação, ladrão, muito mosquito. Eu perguntei: 'onde você mora? Me fala que eu não quero passar por lá'. Ao invés de eu falar 'vamos lá, autoridades, vamos fazer alguma coisa pra ajudar essa criança'. Era uma coisa fora do comum que fizeram comigo e eu fazia com as crianças. Sempre que me derem oportunidade, eu vou pedir desculpas", reforçou.
Xuxa não ignorou o recorte temporal de uma época em que discussões sobre minorias não eram aprofundadas, mas não deixou de lamentar a falta de filtro dela e da equipe que a cercava. "Eu sei que todo mundo fazia isso na época, mas não era eu. Ninguém tinha o tempo que eu tinha na televisão. Eu não fui preparada pra estar ali. Eu fazia cinco programas por dia e não cortavam as bobeiras que eu falava. E não era um programa ao vivo!", relembrou.
Ao longo de 5 episódios, "Xuxa, O Documentário" relembra as glórias, mas não se afasta das controvérsias que também ajudaram a construir o mito. Ainda na coletiva de imprensa, a comunicadora explicou que a vontade de ser avó foi um dos principais motivos para eternizar sua história em um produto deste formato.
"Eu tô com muita vontade de ser avó, sem querer pressionar a Sasha. Eu queria muito que meus netos vissem minha história através do doc", disse Xuxa, que ainda completou: "Esse doc vai ser pra eu guardar e chegar nessas 'pessoinhas' e dizer: isso aqui foi um pouco do que a vovó viveu. Eu tô muito preparada pra isso, pra ser chamada de vovó e poder mostrar minha história. Já pensou? Ao invés de mostrar em álbum de família, poder dizer: 'senta aqui, coisa gostosa e deliciosa da vovó, vem ver a história da vovó'. Eu tô muito satisfeita porque eu já tô visualizando isso".