Nova primeira-dama do Brasil, Janja Lula tem peças práticas e clássicas em seu dia a dia, mas apostou em uma produção especial para a posse de Lula neste domingo (01). A socióloga usa um conjunto de seda na cerimônia realizada em Brasília: a peça tem assinatura de Helô Rocha, mesma responsável pelo seu vestido de noiva. A estilista também assinou o segundo look usado por Janja para o coquetel após a posse.
As roupas foram criadas em uma parceria da estilista com bordadeiras de Timbaúba, em Pernambuco, e contam com tingimento natural de ruibarbo e caju.
O conjunto de alfaiataria usado por Janja Lula é formado por três elementos diferentes: além do blazer com modelagem acinturada e leve cauda, a socióloga veste um colete e calça pantalona de cintura alta.
Ao Purepeople, a consultora de estilo Camile Stefano comentou a escolha: "Ela apresentou uma elegância tradicional, mas desconstruída". Segundo a profissional, o terninho e a cor clara remetem à civilidade exigida pelo evento, mas também à mensagem de empoderamento feminino presente nos posicionamentos da primeira-dama. O corte moderno e os bordados elaborados trazem modernidade, carisma e descontração à imagem. Além disso, há o significado por trás da escolha da designer gaúcha.
O brinco escolhido por Janja, entusiasta assumida da moda nacional, também tem relação com a essência brasileira: ele se chama Pitanga e é da marca Flavia Mandeira. Com beleza assinada por Jake Falchi, Janja prendeu o cabelo em um rabo de cavalo com volume discreto no topo da cabeça.
Ao dispensar um vestido e apostar em um terninho, Janja passa um recado simbólico: a peça está intensamente conectada com a luta política por direitos iguais entre os gêneros. Nos Estados Unidos, por exemplo, Hillary Clinton já usou uma versão dele ao topar a candidatura à presidência dos EUA na Convenção Democrata.
Vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris surgiu em um terninho em novembro de 2020, quando fez seu primeiro discurso no posto.
Segundo informações da revista "Vogue", Janja também terá um segundo look no dia especial. Para recepcionar chefes de estado no palácio do Itamaraty, ela vai apostar em look de uma colaboração entre Rafaella Caniello, da Neriage, e Helô Rocha.
Como acessório, brinco de prata assinado novamente por Flavia Madeira e com pedras preciosoas como lápis-lazúli, ágata verde, cristal de rocha fosco, jade vermelha, citrino e topázio incolor.